a) a composição da parede celular das bactérias Gram positivas determina a fixação do corante cristal violeta/lugol, que não é removido pela ação do álcool/acetona. CORRETO
b) a morfologia das culturas bacterianas determina a coloração diferencial, em que os cocos são Gram positivas e os bacilos são Gram negativas. Geralmente, é isso mesmo que acontece, porém existem cocos gram - (como as Neisserias) e bacilos Gram + (como o anthracis). O que diferencia a coloração de gram não é a morfologia, e sim a parede bacteriana - as que possuem muitas camadas peptideoglicano glicano "seguram" o cristal violeta e aparecem como roxas na lâmina (gram +)
c) o uso do contra-corante, após a lavagem com etanol, determina a coloração vermelha das bactérias Gram-positivas. A coloração vermelha que o contra-corante promove após a lavagem com etanol aparece em bactérias Gram -, que tiveram o cristal violeta removido pelo etanol pois possuem menos peptideoglicano na parede.
d) a coloração diferencial é determinada pela ação conjunta do corante e contra-corante nas estruturas celulares internas, resultando em coloração roxa para bactérias Gram positivas e vermelha para Gram negativas. Não há ação conjunta. O corante cora gram + e o contra corante cora gram -.
e) a membrana citoplasmática define a cor roxa ou vermelha da célula bacteriana. É a parede celular que define a cor que a bactéria vai absorver.