-
Gabarito: D.
Para acertar, isso deveria estar no sangue:
http://books.google.com.br/books?id=0tjB8FbV590C&pg=PA423#v=onepage&q&f=false
Eu errei; ainda não conhecia essa tabela.
-
Essa questão deveria ser anulada. Eles modificaram o comando da questão, de forma que inverteu os dados da tabela. No livro citado pelo colega a tabela é descrita por: "Figura 5.30 A rigidez dos requisitos de qualidade de serviços". Quando ele fala que a rigidez do Retardo é Alta, quer dizer que este quesito influência muito no QoS da vídeo conferência. Similarmente, se a rigidez da confiabilidade é baixa, quer dizer que é um atributo que influencia menos o QoS em videoconferências.
Por outro lado, na questão é dito: "Considerando os requisitos de Qualidade de Serviço (QoS) para aplicações de videoconferência, os requisitos exigidos para Confiabilidade". O Jitter, por exemplo, tem que ser baixo, logo a rigidez de seu requisito é alta. A questão fala que o requisito exigido de Jitter é alto, o que não faz sentido algum, já que tem que ser baixo. Da mesma maneira o retardo, que tem que ser baixo, e a questão fala que é alto.
Por fim, ao alterar a redação do texto original a banca mudou seu segnificado, a resposta , por sua vez, não teve tal mudança. Conclui-se então que a questão deveria ter sido anulada.
-
A questão foi baseada nessa tabela do site Teleco, tal qual se encontra:
http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialqosotm/pagina_3.asp
-
Rafael, sua análise está perfeita.
Inclusive fui conferir o gabarito oficial e a resposta ao recurso conta essa questão:
"Em resposta ao recurso interposto, a banca considera improcedente o recurso impetrado, pois observa-se no pedido de recurso que houve confusão entre “requisito de qualidade alto” com a grandeza alta. Por exemplo, um requisito alto de qualidade em Jitter, significa que o JITTER DEVE SER BAIXO... Conclusão: Indeferido"
Que piada essa banca, conseguiram errar duas vezes na mesma questão!