SóProvas


ID
2160739
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Entre as novas características do IPv6, está o fato de não ser mais possível que roteadores intermediários em uma comunicação fragmentem os pacotes, e, dessa forma, a comunicação deve respeitar a menor unidade máxima de transmissão (Maximum Transmission Unit - MTU) existente em todo o caminho.

Alternativas
Comentários
  • Um diferencial vantajoso do IPv6 é que a fragmentação não ocorre mais nos dispositivos intermediários (roteadores), mas somente na origem do tráfego. Quando um roteador determina que um pacote ultrapassou o MTU, ele retorna uma mensagem para a origem ficar ciente de que deve fragmentar os pacotes. A partir de então a origem faz uma fragmentação dos pacotes e utiliza o cabeçalho de extensão denominado Fragmentation para sinalizar o vínculo entre os pacotes fragmentados e, assim, o destinatário fica ciente do processo de fragmentação realizado pela origem que consegue recuperar o pacote original.  

     

    http://labcisco.blogspot.com.br/2014/11/diferencas-na-fragmentacao-de-pacotes.html

  • P: O que é Descoberta de MTU (ou PMTUD)

    PMTUD é um mecanismo utilizado na internet que diz ao seu computador o tamanho máximo dos pacotes que devem ser enviados a um destino específico. Como funciona: Sua máquina vai mandar um pacote possivelmente grande marcado com a flag "não fragmentar". Quando o pacote alcançar um roteador que não consegue enviar este pacote devido ao tamanho, ele vai responder dizendo "Este pacote é muito grande. Por favor tente usar este tamanho".

     

    P: Como isto está relacionado ao IPv6?

    Com IPv6, todos os pacotes são, por definição, marcados com "não fragmentar". A responsabilidade de enviar pacotes de tamanho correto não está nas mãos do roteador porque esta é uma operação demorada para um roteador executar. Ao invés disso, a capacidade de usar PMTUD é obrigatória na especificação do IPv6.

     

    http://test-ipv6.cz/faq_pmtud.html.pt_BR