SóProvas


ID
2163172
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A ata é um documento de valor jurídico, e deve ser lavrada de tal forma que nada lhe poderá ser acrescentado ou modificado. Sobre esse assunto, julgue os itens seguintes:
I- Nos casos de erros constatados no momento de redigi-la, emprega-se a partícula corretiva “digo”, ratificando o pensamento;
II- Nas atas, os números devem ser escritos por extenso, evitando-se também as abreviações;
III- As atas manuscritas são redigidas com parágrafos e alíneas, além de espaços para melhor formatação do documento;
IV- Quanto à assinatura, deverão fazê-lo todas as pessoas presentes ou, quando deliberado, apenas o presidente e o secretário.
Estão INCORRETOS apenas os itens:

Alternativas
Comentários
  • Creio que o erro do inciso I está em "Ratificando", que deveria ser "Retificando".

  • O MUNDO INTEIRO NFOI NAS ALTERNATIVAS CORRETAS!

  • GABARITO D

    Definição

    Ata é o documento que registra, com o máximo de fidelidade, o que se passou em uma reunião, sessão pública ou privada, congresso, encontro, convenção e outros eventos, para comprovação, inclusive legal, das discussões e resoluções havidas.

    Observações 1. A redação obedece sempre às mesmas normas, quer se trate de instituições oficiais ou entidades particulares. Escreve-se seguidamente, sem rasuras e sem entrelinhas, evitando-se os parágrafos ou espaços em branco.

    2. A linguagem utilizada na redação é bastante sumária e quase sem oportunidade de inovações, exatamente por sua característica de simples resumo de fatos. Também, em decorrência disso, os verbos são empregados sempre no tempo passado e, tanto quanto possível, devem ser evitados os adjetivos.

    3. A redação deve ser fiel aos fatos ocorridos, sem que o relator emita opinião sobre eles.

    4. Sintetiza clara e precisamente as ocorrências verificadas.

    5. Registra-se, quando for o caso, na ata do dia, as retificações feitas à anterior.

    6. O texto é manuscrito, digitado, ou se preenche o formulário existente, como é usual em estabelecimentos de ensino, por exemplo.

    7. Para os erros constatados no momento da redação, consoante o tipo de ata, emprega-se a partícula retificativa "digo". 8. Se forem notados erros após a redação, há o recurso da expressão "em tempo".

    9. Os números fundamentais, datas e valores, de preferência, são escritos por extenso.

    10. É lavrada por um secretário, indicado em geral pelo plenário.

  • que palhaçada. Ratificar em lugar de Retificar, e o candidato procurando erros com base na teoria. Bancas assim envergonham o concurso público no Brasil.