SóProvas


ID
2163364
Banca
SEGPLAN-GO
Órgão
SEAP-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“O Coronelismo foi uma experiência típica dos primeiros anos da República Brasileira. De fato, essa experiência faz parte de um processo de longa duração que envolve aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais do Brasil”.
Disponível em:< http//www.brasilescola.com/historiab/coronelismo.htm>. Acesso em 10 jul. 2015.

As afirmações a seguir correspondem às características da figura do “Coronel” no Brasil e em Goiás, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O coronelismo

    Em decorrência da agropecuária extensiva formaram-se os latifúndios, com suas implicações econômicas e sociais. No campo predominaram características semifeudais. No norte, região mais desabitada, reinou certa instabilidade, motivada pelo banditismo de jagunços e pela luta dos coronéis.

    Os clãs que se formaram ao longo do império dominaram a vida política. Os vícios eleitorais e coronelismo conseqüentes à estrutura econômico-social, somados à política dos governadores implantada por Campos Sales, deram origem às oligarquias que se sucedem até 1930 : José Leopoldo de Bulhões Jardim, Sebastião Fleury Curado , Eugênio Rodrigues Jardim e Antônio Ramos Caiado.

    Esses clãs tinham como característica um sobreposição sobre os poderes legislativo e judiciário, onde as relações de vassalagem pelo voto caracterizam a política da época, devido ao famoso "voto de cabresto". A oposição se estruturou em função das contradições interpartidárias, da reação no plano nacional, pelos movimentos de 1922 e 1924 e do contato com o tenentismo do sudoeste goiano. Sua liderança foi assumida por intelectuais e liberais aliados aos políticos dissidentes. Coligaram-se os movimentos aliancistas, e, com a vitória da revolução de 1930, a máquina eleitoral e administrativa cheia de falhas, que dominava o estado havia mais de trinta anos, começou a ser desarticulada. A intensificação da interiorização e a dinamização econômica caracterizaram o período posterior a 1930.

  • E até hoje e assim !!!

  • Essa questão foi só pra não zerar!

  • KKKKKKKKK NOSSA ACHO QUE A RESPOSTA É A LETRA B...

    O Coronelismo

    Em decorrência da agropecuária extensiva formaram-se os latifúndios, com suas implicações econômicas e sociais. No campo predominaram características semifeudais. No norte, região mais desabitada, reinou certa instabilidade, motivada pelo banditismo de jagunços e pela luta dos coronéis.

    Os clãs que se formaram ao longo do império dominaram a vida política. Os vícios eleitorais e coronelismo conseqüentes à estrutura econômico-social, somados à política dos governadores implantada por Campos Sales, deram origem às oligarquias que se sucedem até 1930 : José Leopoldo de Bulhões Jardim, Sebastião Fleury Curado , Eugênio Rodrigues Jardim e Antônio Ramos Caiado.

    Esses clãs tinham como característica um sobreposição sobre os poderes legislativo e judiciário, onde as relações de vassalagem pelo voto caracterizam a política da época, devido ao famoso 'voto de cabresto'. A oposição se estruturou em função das contradições interpartidárias, da reação no plano nacional, pelos movimentos de 1922 e 1924 e do contato com o tenentismo do sudoeste goiano. Sua liderança foi assumida por intelectuais e liberais aliados aos políticos dissidentes. Coligaram-se os movimentos aliancistas, e, com a vitória da revolução de 1930, a máquina eleitoral e administrativa cheia de falhas, que dominava o estado havia mais de trinta anos, começou a ser desarticulada. A intensificação da interiorização e a dinamização econômica caracterizaram o período posterior a 1930.

    PMGO

  • sério isso...

  • Rumo ao Asp-GO 2019

  • Odeio essa matéria, mas bora gabaritar na prova de Agepen GO kkk

  • ASP 2019 só vemmm

  • Gab. B

    Quais eram as características do Coronelismo?

    a) predomínio do poder local

    b)voto de cabresto

    c)fraudes

    d)clientelismo curral e leitoral

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK RESPOSTA DADA SÓ SE FOR MESMO '' TRATAVA COM AMOR SEUS EMPREGADOS...

    GABARITO B

    PC-GO

    CBM-GO

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK RESPOSTA DADA SÓ SE FOR MESMO '' TRATAVA COM AMOR SEUS EMPREGADOS...

    GABARITO B

    PC-GO

    CBM-GO

  • Na República Velha, o coronel utilizava todos os meios que estivessem ao seu alcance, a fim de se manter no poder. Valia-se, por exemplo, do assistencialismo-paternalista e clientelista que era patrocinado pela máquina administrativa (dinheiro público). Em Goiás, havia ainda a manutenção do atraso como forma de manter-se no poder. A instrumentalização da violência também era usada com fins de dominação política no Estado.

    O coronel era quem detinha o poder de mando por um dos seguintes motivos:

    Arranjo político;

    Violência (mais comum, inclusive em Goiás); ou

    Carisma exercido entre sua clientela.

    Em Goiás, a força por meio da violência era o instrumento mais utilizado para a manutenção do poder.

    A República Velha, assim, privilegiava a força das elites, tanto locais ou nacionais, por meio do coronel, que era o elo entre a população e o governo. Tendo em vista que o coronel se articulava para dominar a estrutura política, toda a ação do governo passaria pela sua mão.

    Resposta: B