Processo de Modelagem
O processo de modelagem desenvolvido por Bandura nos ajuda a entender que nem todos os comportamentos observáveis podem ser aprendidos efetivamente, e que o aprendizado também não implica necessariamente em mudança de comportamento. O processo de modelagem inclui algumas etapas para verificarmos quando o aprendizado social pode ser bem sucedido ou não:
Etapa 1: Atenção
A Teoria da Aprendizagem Cognitiva afirma que é necessário prestar atenção para aprender. Se um indivíduo deseja aprender a partir de um modelo de comportamento (a partir de uma pessoa que o demonstra), então torna-se necessário eliminar qualquer elemento de distração capaz de prejudicar a plena concentração no comportamento. Além disso, quanto mais interessante o modelo observado, maiores as chances do indivíduo prestar mais atenção e, portanto, aprender mais.
Etapa 2: Retenção
É fundamental que ocorra a efetiva retenção do novo comportamento. Sem a retenção, o aprendizado sobre o comportamento não estará estabelecido, e pode ser necessário retornar à observação do modelo novamente uma vez que o indivíduo não registrou suficientemente a informação sobre o comportamento.
Etapa 3: Reprodução Motora
Quando um indivíduo obtém êxito ao prestar atenção e reter informações relevantes, torna-se então necessário demonstrar este comportamento. Isso significa praticar o comportamento aprendido de forma repetida para aprimorá-lo.
Etapa 4: Motivação - reforço
Sentir motivação para repetir um comportamento é um fator fundamental para qualquer indivíduo. Além do “saber fazer” é o “querer fazer”. Nesta etapa que entram questões como recompensas e penalizações. O indivíduo deve ser reconhecido / recompensado quando realiza um comportamento adequadamente, e ser avisado / penalizado quando o faz de forma inadequada.
fonte: https://claritybr.wordpress.com/2015/03/31/a-teoria-da-aprendizagem-social/