SóProvas


ID
216370
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com o Referencial Técnico AQUA (2007), o bom desempenho acústico de um espaço é alcançado quando é possível conciliar duas necessidades básicas: o usuário não é perturbado em suas atividades cotidianas por ruídos aéreos ou de impacto emitido por fontes internas e externas ao edifício; o contato auditivo com os ambientes próximos é preservado, permitindo ao usuário reconhecer os sinais sonoros desejados (úteis e/ou agradáveis). Nessa perspectiva, considere as condições acústicas que o projeto de uma escola deve atender.

I - Otimizar a posição dos ambientes entre si, através da setorização, considerando as atividades desenvolvidas.

II - Priorizar, na implantação, o aumento do afastamento em relação às vias de tráfego.

III - Definir a forma e o volume dos ambientes, independentemente da reverberação.

IV - Isolar os ambientes sensíveis em relação ao espaço exterior, sem comprometer a ventilação natural.

Está correto o que se apresenta em

Alternativas
Comentários
  • Inspirado no selo francês HQE, o AQUA - Alta Qualidade Ambiental foi desenvolvido pelos professores da Escola Politécnica e pode ser lido na íntegra no site da GEA Construction - Global Environmental Alliance for Construction -, uma associação voltada para o compartilhamento de informações e conhecimento científico entre países que, além do Brasil, inclui França, Itália e Líbano, entre outros.
    AQUA
    As preocupações com os impactos ambientais gerados pelos edifícios, durante as fases de planejamento e construção, ou durante a operação, são cada vez maiores. Tanto que já existem vários selos internacionais para verificar os recursos consumidos, as emissões de carbono e os resíduos gerados pelas edificações, bem como o conforto e a saúde das pessoas que convivem ali. Para isso, é feita uma avaliação sobre o grau de sustentabilidade dos edifícios, baseada em critérios específicos de cada selo.
    O AQUA é o primeiro selo que levou em conta as especificidades do Brasil para elaborar seus 14 critérios - que avaliam a gestão ambiental das obras e as especificidades técnicas e arquitetônicas. São eles:
     
    Eco-construção
    - relação do edifício com o seu entorno
    - escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos e
    - canteiro de obras com baixo impacto ambiental.
     
    Gestão
    - da energia
    - da água
    - dos resíduos de uso e operação do edifício e
    - manutenção: permanência do desempenho ambiental.
     
    Conforto
    - higrotérmico
    - acústico
    - visual e
    - olfativo.
     
    Saúde
    - qualidade sanitária dos ambientes;
    - do ar e
    - da água.

    "A certificação é uma ferramentas que garante credibilidade à obra. Trata-se de uma assinatura verde para o mercado, e é atraente para banqueiros e construtoras", comenta Patrick Nossent, presidente da Certivéa, certificadora francesa. Segundo ele, não existe um limite de sustentabilidade para a construção. O certificado demonstra o desempenho do edifício e os esforços feitos para a redução do consumo de água, energia, CO2 e matérias primas, e para o aumento da qualidade de vida das pessoas envolvidas. 

    Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_275506.shtml
  • O processo de certificação AQUQ estrutura-se em dois instrumentos de avaliação, o Sistema de Gestão do
    Empreendimento (SGE) e a Qualidade Ambiental do Edifício (QAE).

    Acredito que o texto esteja mais relacionado ao QAE. E os critérios de desempenho deste instrumento são divididos basicamente em Gerenciar os Impactos sobre o Ambiente Exterior e Criar um Espaço Interior Sadio e Confortável. A questão está mais relacionada ao espaço interno que, de acordo com as especificações da Fundação Vanzolini, se subdivide em conforto (conforto térmico, conforto acústico, conforto visual e conforto olfativo) e Saúde (qualidade sanitária dos ambientes, qualidade sanitária do ar e qualidade sanitária da água).

    Acredito que o único item que não atende aos critérios de desempenho proposto é o item III, pois prioriza a forma do ambiente sem se preocupar com o conforto acústico (no caso a reverberação) que é um dos critérios citados acima.
  • b

    I, II e IV, apenas.