SóProvas


ID
2163946
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Gláuber Rocha nasceu na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, em 1939, e era o mais velho dos 4 irmãos e único menino da família. De temperamento controvertido, ao longo de sua vida sempre escreveu e pensou cinema. Queria uma arte engajada ao pensamento e pregava uma nova estética, uma revisão crítica da realidade. Um de seus filmes mais aclamados pela crítica é

Alternativas
Comentários
  • Notei isso também Alisson... Já percebeu também como a FCC gosta de um gabarito ''e'' nas questões mais capciosas?
  • O filme de Glauber Rocha trás com grande complexidade assuntos como a miséria e o fanatismo religioso, ambos assunto que permeiam a sociedade nordestina.

    Deus e o Diabo na terra do sol foi filmado entre 1963-64, um momento de verdadeira crise e reflexão social. A história nos é contada de uma forma muito expressiva. É uma ótima opção para se mostrar/exemplificar como a miséria combinada com o abandono leva as pessoas a extremos.

    O filme conta a saga de um jovem casal, Manuel e Rosa.

    Manuel, sertanejo, após uma discussão com o coronel da região na hora da partilha do gado passa a ser perseguido, por esse motivo foge com sua esposa. A partir desse momento será a história passa a ser contada com personagens fictícios mas que em alguns casos remetem a personagens de fundo histórico. Digo isso a respeito da alusão feita à comunidade religiosa de Canudos que é tratada no filme com a presença de um “novo Antônio Conselheiro” o beato Sebastião e de um cangaceiro – Corisco – que muito lembra Lampião.

    Os elementos constituintes do povo sertanejo estão claramente representados: a extrema religiosidade, a miséria, o latifúndio, o coronelismo e o banditismo social.

     

    http://lemad.fflch.usp.br/node/332