Importantes pensadores do Pensamento Pedagógico Positivista
August Comte, acreditava que os homens reproduziam fases históricas
Émile Durkheim, educação -imagem -reflexo-sociedade
Hebert Spenser, valorizava a formação científica__Quais os conhecimentos de maior valor?
Alfred Whitehead, priorizava o aprender pouco mais com qualidade, A educação deve ser útil.
Já a letra d) Antonio Grmsci é de uma vertente socialista, ele acreditava na formação de escola única e descordava da divisão da escola clássica ---aos intelectuais, dominantes e escola profissional às classes instrumentes, de acordo com ele deviam caminhar juntos tanto a teoria quanto a prática, sem divisão.
" Desse modo, o próprio esforço muscular nervoso, que inova continuamente o mundo físico e social, seria o fundamento de uma nova e integral concepção do mundo. Uma vez que o trabalho é uma modalidade de práxis, esta é a própria atividade com que o homem se caracteriza e pelo qual se apodera do mundo..." GADOTTI, Moacir.
Antonio Gramsci defendia a divisão da escola em clássica, aos intelectuais e classes dominantes, e profissional, às classes instrumentais, pois cada um teria um papel social a cumprir.
Afinal, Gramsci não DEFENDIA e sim CRITICAVA a escola tradicional que dividia o ensino em “clássico” e “profissional”, o último destinando-se às “classes instrumentias,e o primeiro destinado às classes dominantes.
Gramsci propõe a superação desta divisão; uma escola crítica e criativa
deve ser ao mesm o tem po “clássica”, intelectual e profissional.