SóProvas


ID
2166322
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Oceanografia Geológica

Obras de engenharia costeira que venham a estabilizar a linha de costa e que não interfiram na porção recreacional da praia poderão conduzir a um intenso desenvolvimento do local. De uma maneira geral, as medidas que podem ser tomadas para conter a erosão da linha de costa são classificadas como intervenções de estabilização pesada, de estabilização leve e de relocação e desapropriação. São obras de estabilização pesada:

Alternativas
Comentários
  •  De uma maneira geral, as medidas que podem ser tomadas para conter a erosão da linha de costa são classificadas como intervenções de estabilização pesada, de estabilização leve e de relocação e desapropriação. A estabilização pesada constitui o grupo de ações que envolvem a construção de obras de engenharia que empregam concreto, madeira, rochas ou qualquer outro tipo de material similar. As estruturas podem ser construídas paralelamente à linha de costa (muros e revestimentos), procurando bloquear a energia da onda, sendo conhecidas por defesas longitudinais. Quando construídas normalmente à costa, as obras são chamadas de defesas normais (espigões ou molhes), tendo como objetivo principal captar a areia transportada pela deriva litorânea, aumentando a área útil da praia. Quando as obras são efetuadas com blocos de rochas, independentemente da sua posição em relação à costa, tem-se utilizado o termo enrocamento.

    O uso da estabilização pesada tem sido a via mais comum de salvar as propriedades adjacentes à costa, apresentando como desvantagens a degradação da área recreativa da praia, um custo elevado, pouca esteticidade, além de tornar o acesso à praia difícil.

    A estabilização leve envolve a tomada de atitudes para a estabilização da linha de costa que não envolvam obras complexas de engenharia. Enquadra-se neste grupo o enchimento artificial de uma praia, também chamado de engordamento. Embora questionado por vários autores, este método é menos radical do que os empregados na estabilização pesada. A engorda artificial tem como principal vantagem o aumento da área útil da praia.

    Já a relocação e desapropriação são atitudes empregadas sem envolver obras de engenharia. Relocação significa remover as construções para uma nova área e a desapropriação trata-se da indenização dos proprietários pela perda de suas propriedades. São atitudes politicamente difíceis, causando a perda de áreas nobres geralmente comerciais, podendo muitas vezes ser economicamente inviáveis. Assim, os itens a seguir pretendem abordar de forma sintética algumas medidas, tanto de estabilização pesada quanto leve, que poderiam ser implementadas de uma maneira geral para minimizar problemas devido à erosão costeira.