Métodos de Acesso
Seqüencial:
A gravação de novos registros só é possível no final do arquivo. Exemplo : Fita magnética.
Acesso Direto:
É mais eficiente que o seqüencial; Permite a leitura/gravação de um registro diretamente na sua posição através do número do registro, que é a posição relativa ao início do arquivo. Não existe restrição à ordem em que os registros são lidos ou gravados, sendo sempre necessário especificar o número do registro. Possível apenas quando o arquivo é definido com registros de tamanho fixo.
Acesso Direto + Acesso Seqüencial:
Possível acessar diretamente um registro qualquer de um arquivo, e, a partir deste, acessar seqüencialmente os demais.
Acesso Indexado ou Acesso por Chave:
É o mais sofisticado dos métodos; Tem como base o acesso direto; O arquivo deve possuir uma área de índice onde existam ponteiros para os diversos registros. Quando a aplicação deseja acessar um registro, deverá ser especificada uma chave através da qual o sistema pesquisará, na área de índice, o ponteiro correspondente, a partir disso, acessando diretamente o arquivo.
Gabarito: Certo
Fonte: https://www.gsigma.ufsc.br/~popov/aulas/so1/cap10so.html
GABARITO : CERTO
Acesso Sequencial: Os dados são organizados em registros. O acesso é feito de forma sequencial (um registro é lido após o outro). Não é possível saltar para diretamente para um determinado registro. Um exemplo de acesso sequencia são as unidades de fitas.
Acesso Direto: Cada bloco de dados tem um endereço. O acesso é feito em duas etapas. Na primeira uma vizinhança ao registro é acessada. Depois o registro efetivamente busca é alcançado. Isso pode ser feito por uma pesquise sequencial, por contagem ou até pode espera (até atingir a posição desejada). Um exemplo de memória com acesso direto são as unidades de disco
Acesso Aleatório: Cada posição endereçável da memória tem um endereço único e fisicamente conectado a ele. O tempo de acesso a uma determinada posição de memória é sempre a mesma e não depende dos acessos anteriores. São exemplos desse método de acesso a memória cache e o a memória RAM.
Associativo: É uma memória de acesso aleatório em que permite a comparação simultânea de todas as palavras da memória. A palavra é buscada com base em parte do seu conteúdo e não com base em um endereço. O tempo de busca é constate e não depende dos acessos anteriores. Algumas memórias cache podem usar esse método de acesso.