-
Manutenção de software é o processo de melhoria e otimização de um software já desenvolvido (versão de produção), como também reparo de defeitos. A manutenção do software é uma das fases do processo de desenvolvimento de software, e ocorre a seguir a entrada do software em produção.
Esta fase envolve:
mudanças no software para corrigir defeitos e deficiências que foram encontrados durante a utilização pelo usuário
novas funcionalidades para melhorar a aplicabilidade e usabilidade do software.
-
A manutenção de software é o processo geral de mudança em um sistema depois que ele é liberado para uso. O termo geralmente se aplica ao software customizado em que grupos de desenvolvimento separados estão envolvidos antes e depois da liberação. As alterações feitas no software podem ser simples mudanças para correção de erros de codificação, até mudanças mais extensas para correção de erros de projeto, ou melhorias significativas para corrigir erros de especificação ou acomodar novos requisitos. As mudanças são implementadas por meio da modificação de componentes do sistema existente e, quando necessário, por meio da adição de novos componentes.
Existem três diferentes tipos de manutenção de software:
1) Correção de defeitos.
2) Adaptação ambiental.
3) Adição de funcionalidade.
Fonte: Sommerville, 9ª Edição, Capítulo 9.
A questão trata da manutenção "correção de feitos" e não "adição de funcionalidade" (manutenção evolutiva).
-
Q351935 - Ano: 2013 - Banca: CESPE - Órgão: STF - Prova: Analista Judiciário - Análise de Sistemas de Informação
Nas atividades executadas na manutenção de software, a categoria corretiva se refere à atividade de modificação do software para a correção de erros; a categoria adaptativa se refere a atividades de alteração para adequar o sistema às mudanças no ambiente em que ele esteja operando; e a categoria evolutiva contempla as alterações para atender necessidades de evolução requeridas pelo usuário, como mudanças nas regras de negócio.
Gab. Certo
-
GABARITO: ERRADO
Manutenção CORRETIVA de software consiste em mudanças nesse software para corrigir-lhe defeitos e deficiências que forem encontrados durante a utilização pelo usuário.
Existem três tipos principais de manutenções em softwares, Adaptativas, Corretivas e Evolutivas (Perfectivas):
Corretivas: como o próprio nome diz, servem para eliminar as falhas encontradas em produção. É bastante comum, principalmente quando o processo de desenvolvimento não se preocupou de maneira adequada com a qualidade do software. Assim, manutenções do tipo corretivas visam corrigir defeitos de funcionalidade, o que inclui acertos emergenciais de programa. Pfleeger (2001) expõe um exemplo desse tipo de manutenção, que consiste em um usuário apresentando um problema de impressão em um relatório. O número de linhas impresso por folha é muito grande, o que causa sobreposição de informações. O problema foi identificado como uma falha no driver da impressora, provocando a necessidade de se alterar o menu do relatório para aceitar um parâmetro adicional que determina o número máximo de linhas impressas por folha.
Adaptativas: são alterações que visam adaptar o software a uma nova realidade ou novo ambiente externo, normalmente imposto. Um exemplo claro seriam mudanças de leis ou regras, definidas pelo governo e/ou órgãos reguladores. Assim, manutenções do tipo adaptativas referem-se a adequar o software ao seu ambiente externo. O exemplo apontado por Pfleeger (2001) ilustra bem essa categoria. Suponha um , que faz parte um sistema maior de hardware e software. Em uma atualização do gerenciador, os programadores perceberam que as já existentes rotinas de acesso a disco precisavam agora de mais um parâmetro adicional. Essa manutenção corresponde a uma manutenção adaptativa, uma vez que teve por finalidade adequação do software ao seu ambiente e não a correção de um defeito.
Evolutivas: são alterações que visam agregar novas funcionalidades e melhorias para os usuários que as solicitaram. Não se deve confundir esse tipo de manutenção com as entregas programadas de um processo de desenvolvimento interativo. A integração com outros sistemas também é considerada um tipo de evolução.