SóProvas


ID
2167501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à administração de sistemas Windows, Unix e Linux.


Os termos software livre e software de código aberto são equivalentes e correspondem a uma categoria de software na qual a licença de uso é gratuita e o código-fonte é publicado livremente.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

     

    Segundo a Free Software Foundation (Fundação do Software Livre), o software livre deve garantir 4 (quatro) tipos de liberdade aos usuários:

    1 – Executar o programa para qualquer propósito;
    2 – Estudar como o programa funciona e adaptá-lo para suas necessidades;
    3 - Redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar outros usuários;
    4 – Modificar o programa e distribuir essas alterações, de modo que toda a comunidade se beneficie. Ex.: LINUX

     

    Já o programa em código aberto, ou open source (em inglês), é aquele no qual o usuário pode modificar o código, de acordo com o que deseja usar. Porém, o desenvolvedor original do programa determina as condições de uso e de distribuição. Por exigir mais conhecimentos técnicos, os códigos abertos são geralmente manipulados por programadores. Ex.: navegador Firefox

     

     

     

    FONTE: https://novaescola.org.br/conteudo/4593/voce-sabe-a-diferenca-entre-software-livre-e-codigo-aberto

  • Qual a diferença entre Software Livre e Software de Domínio Público?

  • Software Livre

    obs: para ser distribuído precisa de autorização.

    BSD: DIZ QUE PODE SER PROPRIETÁRIO (TÉCNICA COPYLEFT)

  • GABARITO: ERRADO

    Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, isso significa que os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Assim sendo, “software livre” é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, pense em “liberdade de expressão”, não em “cerveja grátis”. Por vezes chamamos de “libre software” para mostrar que livre não significa grátis, pegando emprestado a palavra em francês ou espanhol para “livre”, para reforçar o entendimento de que não nos referimos a software como grátis.

    Os termos “software livre” e “código aberto” representam quase a mesma gama de programas. No entanto, eles dizem coisas profundamente diferentes sobre esses programas, com base em valores diferentes. O movimento do software livre faz campanha pela liberdade para os usuários da computação; é um movimento pela liberdade e pela justiça. Por outro lado, a ideia de código aberto valoriza principalmente a vantagem prática e não faz campanha por princípios. É por isso que não concordamos com o código aberto e não usamos esse termo.

  • Item ERRADO

    Os termos software livre e software de código aberto são equivalentes e correspondem a uma categoria de software na qual a licença de uso é gratuita e o código-fonte é publicado livremente.

    Essa é a regra, mas existe a exceçao que é a venda.

  • Um software Livre é um software o qual tem a liberdade de acesso ao código-fonte, porém, ele não é sinônimo de ser gratuito. O software de Domínio Público não está sujeitos aos copyrights (não tem licença) e "ninguém sabe quem o criou", exemplo de um software de domínio público são os vírus de computador (ninguém cria um vírus e sai dizendo ao mundo que criou né?).

    Fonte: Meus Resumos.