-
ERRADO, pois a aplicação da chave pública ou privada para cifrar ou decifrar dependerá de qual serviço que se quer prover na comunicação.
Segundo Stallings(2008,p.183),"Chaves pública e privada: esse é um par de chaves que foi selecionado de modo que, se uma for usada para criptografia, a outra será usada para decriptografia. As transformações exatas realizadas pelo algoritmo dependem da chave pública ou privada que é fornecida como entrada."
-CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE REDES-STALLINGS-2008-4 EDIÇÃO.
-
Nakamura e Geus, tmb dizem que "Uma mensagem, por exemplo, pode ser crifrada utilizando-se uma chave pública e decifrada utilizando-se somente a chave privada correspondente ou VICE-VERSA".
-
Questão polêmica, pois existe essa possibilidade e, assim como na questão abaixo, não há na oração um advérbio de exclusão (apenas, somente, só), o que, a meu ver, tornaria a questão errada.
Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: STJ Prova: Analista Judiciário - Tecnologia da Informação
Os sistemas de criptografia assimétrica utilizam duas chaves: uma pública, que é usada para cifração; e uma privada, que é usada para decifração.
Resposta: CERTA
-
GABARITO: ERRADO
-
Depende do objetivo da criptografia. Se for para atender o princípio da confidencialidade, cifra-se com a pública e descripta com a privada. Agora, se for para atender o princípio da autenticidade, cifra-se com a privada e descripta com a pública.
-
aí é covardia !
-
Mermão, que ódio.
-
Q436313: Na criptografia assimétrica, utiliza-se um par de chaves distintas, sendo a chave pública do receptor utilizada pelo emissor para cifrar o documento a ser enviado; posteriormente, o receptor utiliza sua chave privada para decifrar o documento. > Gabarito CERTO... Eaí, CESPE?
-
QUESTÃO
Na criptografia assimétrica, as chaves pública e privada têm as funções de cifração e decifração, respectivamente.
Resposta: ERRADO
NÃO VEJO MOTIVO PARA A QUESTÃO ESTÁ ERRADA. POIS OLHEM O GABARITO DAS DEMAIS E ESSE TERMO RESPECTIVAMENTE NÃO É ESCLUDENTE
parece ser algo intencional para ninguem gabaritar a prova.
************************************************************************
QUESTÃO
Os sistemas de criptografia assimétrica utilizam duas chaves: uma pública, que é usada para cifração; e uma privada, que é usada para decifração.
Resposta: CERTO
*************************************************************************
QUESTÃO
Na criptografia assimétrica, utiliza-se um par de chaves distintas, sendo a chave pública do receptor utilizada pelo emissor para cifrar o documento a ser enviado; posteriormente, o receptor utiliza sua chave privada para decifrar o documento.
Resposta: CERTO.
-
Dois temas que o CESPE ama fazer m3rd4: Poder regulamentar (dir. adm.) e Chave assimétrica (informática).
-
Esse gabarito está errado, não tem nem o que discutir.
Se o texto colocasse um "somente", aí sim estaria errado. Mas não restringiu nada. Pública cifrar e privada decifrar é o padrão, a regra.
-
errei ... e nem sei o motivo
-
Acredito que o erro foi na interpretação é como se a pergunta falasse que tanto a chave pública quanto a privada pode ser usada para cifrae e decifrar. Sendo que nas outras questões falam que a Chave pública é para cifrar e a privada usada para decifrar. Creio que seja isso. O erro é que cada uma tem uma função ambas não pode ser as duas ao mesmo tempo.