(ERRADO) Habilidade passante é a capacidade do concreto autoadensável de fluir dentro da forma, passando por entre os embutidos (armaduras, dutos e insertos), sem obstrução do fluxo ou segregação.
** Viscosidade plástica aparente está relacionada à consistência da mistura (coesão) e influencia diretamente no comportamento do concreto quanto ao escoamento. assim, quanto mais viscoso, maior a resistência ao escoamento.
(CERTO) A aceitação do CAA no estado fresco deve ser baseada no mínimo na comprovação da sua fluidez, viscosidade plástica aparente e habilidade passante.
(CERTO) O Método do Anel J é um método de ensaio que permite a determinação da habilidade passante do concreto autoadensável.
** A habilidade passante também pode ser determinada pelo Método da caixa L.
Com relação às características, requisitos, classificação e aceitação no estado fresco do concreto auto‐adensável (CAA), analise as afirmativas a seguir.
A aceitação do CAA, dosado em central e recebido na obra, deve ser baseada, entre outras, na comprovação das seguintes propriedades: fluidez e viscosidade plástica aparente, e habilidade passante.
O ensaio do método da caixa L permite observar a fluidez e a tendência ao bloqueamento do CAA de forma similar a uma concretagem real, fornecendo por fim a habilidade passante do concreto.
O ensaio de espalhamento do cone de Abrams e o ensaio do tempo de escoamento (t500) permitem a verificação da fluidez e da viscosidade plástica aparente do CAA.
NBR 15823‐1: Concreto Auto‐adensável (CAA) ‐ Classificação, controle e aceitação no estado fresco
Viscosidade plástica aparente do CAA é a propriedade que está relacionada com a COESÃO da mistura e que influencia na resistência (comportamento) do concreto ao escoamento. Quanto maior a viscosidade do concreto, MAIOR a sua resistência ao escoamento. Uma avaliação qualitativa dessa propriedade pode ser obtida por meio da medida do TEMPO de escoamento do CAA em ensaios que medem a sua habilidade de fluir.
A aceitação do CAA no estado fresco deve ser baseada, no mínimo, na comprovação das seguintes propriedades:
- fluidez,
- viscosidade plástica aparente
- estabilidade visual
* Avaliadas pelo ensaio de espalhamento, t500 e índice de estabilidade visual;
* Habilidade passante – avaliada pelo ensaio utilizando o anel J.
VÁ E VENÇA SEMPRE!
NBR 15823-1/2017
6.2 Ensaios de recebimento no estado fresco do concreto autoadensável dosado em central ou preparado no canteiro de obras
6.2.1 Requisitos
O recebimento do CAA no estado fresco deve ser baseado no mínimo na comprovação das seguintes propriedades:
- Fluidez, viscosidade plástica aparente e estabilidade visual - avaliadas pelo ensaio de espalhamento, t500 e índice de estabilidade visual, previstos na ABNT NBR 15823-2;
- Habilidade passante - avaliada pelo ensaio utilizando o anel J, conforme a ABNT NBR 15823-3.
Caso sejam especificados os ensaios estabelecidos na ABNT NBR 15823-4 (método da caixa L) e/ou ABNT NBR 15823-5 (método do funil V), pode ser dispensada a realização dos ensaios estabelecidos na ABNT NBR 15823-3 (método do anel J) e/ou a medida do tempo de escoamento (t500), respectivamente.
>>> A norma cita a estabilidade visual como um dos requisitos mínimos para o recebimento do CAA. De acordo com a letra da norma, a assertiva II estaria errada, mas é preciso verificar se não houve interposição de recurso para essa questão e qual foi a eventual justificativa da banca.