SóProvas


ID
2167666
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com as definições e requisitos dos vidros para a construção civil, analise as afirmativas a seguir.

I. O vidro temperado é obtido por fundição e laminação contínuas em que se incorpora, durante o processo de fabricação, uma malha de arame de aço, soldada em todas as suas intersecções.
II. O processo de têmpera produz áreas com esforços diferentes na seção transversal do vidro, produzindo um efeito de dupla reflexão, que é visível sob luz polarizada. Esse efeito manifesta‐se sob a forma de manchas coloridas.
III. O vidro, após ser submetido ao processo de têmpera, não pode ser cortado, serrado, perfurado ou ter sua borda trabalhada.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I - Vidro aramado

  • Vale ressaltar que o efeito causado pela anisotropia não é considerado defeito. A anisotropia (efeitos de polarização) é uma característica óptica do vidro temperado inerente ao processo de têmpera. O processo de têmpera produz áreas com esforços diferentes na seção transversal do vidro, produzindo um efeito de dupla reflexão, que é visível sob luz polarizada. Esse efeito manifesta-se sob a forma de manchas coloridas. A luz polarizada ocorre durante o dia e sua quantidade depende da estação climática do ano e do ângulo do sol.

    Fonte para a III: https://vidroimpresso.com.br/noticia-setor-vidreiro/saiba-o-que-diz-a-norma-de-vidro-temperado

    • I - ARAMADO
    • II - CERTA.

    2.3.16.15.1 Características do vidro temperado

     efeitos de polarização (anisotropia): Característica ótica do vidro temperado inerente ao processo de têmpera. NOTA - O processo de têmpera produz áreas com esforços diferentes na seção transversal do vidro produzindo um efeito de dupla reflexão, que é visível sob luz polarizada. Esse efeito manifesta-se sob a forma de manchas coloridas. A luz polarizada ocorre durante o dia e sua quantidade depende da estação climática do ano e do ângulo do sol.

    • III - CERTA

    NOTA 2 - Este vidro, após tratamento, não pode ser cortado nem laborado.

    FONTE: NM 293 (2004) - TERMINOLOGIA DE VIDROS PLANOS

    Obs.: A NBR 7199 diz que: " o vidro temperado não pode sofrer recortes, perfurações ou lapidações, salvo:

    polimento leve, inferior a 0,3 mm de profundidade"

  •  A NB – 226 adota as seguintes divisões:

    A) Quanto ao tipo:

    a) vidro recozido – que, após sua saída do forno e resfriamento gradual, não recebe nenhum tratamento térmico ou químico;

    b) vidro de segurança temperado – que foi submetido a um tratamento térmico, através do qual foram introduzidas tensões adequadas e que, ao partir-se, desintegra-se em pequenos pedaços menos cortantes que o vidro recozido;

    c)vidro de segurança laminado – composto de várias chapas de vidro, unidas por películas aderentes;

    d) vidro de segurança aramado – formado por uma única chapa de vidro, que contém no seu interior fios metálicos incorporados à massa na fabricação. Ao quebrar, os fios mantém preso os estilhaços;

    e) vidro térmico absorvente – absorve pelo menos 20% dos raios infravermelhos, reduzindo deste modo o calor transmitido através dele;

    f) vidro composto– unidade pré-fabricada formada de duas ou mais chapas de vidro, selada na periferia formando vazios entre as chapas, contendo no interior gás desidratado, com a finalidade de isolamento térmico e acústico.

    B) Quanto a forma:

    a) chapa plana

    b) chapa curva

    c) chapa perfilada

    d) chapa ondulada.

    C) Quanto a transparência

    a) vidro transparente – transmite a luz e permite visão nítida través dele;

    b) vidro translúcido – transmite a luz em vários graus de difusão, de modo não permitir visão nítida;

     c) vidro opaco – impede a passagem da luz.

    D) Quanto ao acabamento da superfície:

    a) vidro liso – transparente, apresentando leve distorção das imagens refratadas, em virtude das características da superfície ocasionadas pelo processo de fabricação;

    b) vidro polido – transparente, mas permitindo visão sem distorção das imagens, pelo tratamento superficial;

    c) vidro impresso (fantasia) – durante a fabricação é impresso um desenho em uma ou nas duas superfícies;

    d) vidro fosco – translúcido, pelo tratamento mecânico ou químico em uma ou nas duas superfícies;

    e) vidro espelhado – reflete totalmente os raios luminosos, em virtude do tratamento químico em uma das superfícies; 12

    f) vidro gravado – por meio de tratamentos químicos ou mecânicos apresenta ornamentos em uma das ou nas duas superfícies;

    g) vidro esmaltado – ornamentado através da aplicação de esmalte vitrificável em uma ou nas duas superfícies;

    h) Vidro termo –refletor – colorido e refletor pelo tratamento químico em uma das faces, feito em alta temperatura.

    E) Quanto a coloração:

    a) vidro incolor

    b) vidro colorido;

    fonte: http://www.npc.ufsc.br/gda/humberto/12.pdf

     

     

                                                   Vá e vença, que por vencido não os conheça.

  • O princípio da têmpera é provocar tensão de compressão em toda a superfície do vidro que é a região onde começam as trincas e desta maneira dificultar sua propagação. Como o núcleo ocorre o oposto e ele fica tracionado, mas como não há defeito nesta região que inicie uma trinca, o material permanece íntegro.

    Para se conseguir essa distribuição de tensões se aquece a peça do vidro até em torno de 600oC e em seguida se esfria rapidamente com jatos de ar em toda a sua superfície.

    A superfície, a pele do vidro, vai então se esfriar rapidamente enquanto que o núcleo, protegido pela mesma pele, se esfria mais lentamente. Resultado: a pele fica com mais desorganização e, portanto com um volume maior do que o núcleo que se esfriou mais lentamente podendo se organizar um pouco mais e vai apresentar volume menor.

    Outra característica do vidro temperado é que se por alguma razão uma trinca atingir a parte interna que está em tração ele quebra imediatamente se dividindo em centenas de pequenos pedaços. Por esta razão é chamado de vidro de segurança, pois os pedaços pequenos são menos suscetíveis de causar ferimentos.

    https://abceram.org.br/2017/05/29/tempera-do-vidro/