-
Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
Fonte:: https://www.significados.com.br/etica-profissional/
-
Exemplificando, só pra ilustrar porque o conceito de "padrões eticomorais muito elevados" é subjetivo e variável (depende do contexto):
Se a empresa adota como padrão éticomoral ser a melhor no atendimento ao público no seu segmento no prazo de 2 meses. É um padrão ético elevado? Sim (além de um objetivo). Pode afetar os custos? Com certeza.
Gabarito: Correto
-
Não sei mais como faço para gravar ética e moral. Sempre erro as questões por confundir os dois conceitos.
-
È até piada uma questão desse nível para quem presta concurso pública ainda mais no contexto atual!!! rss
-
Pra responder a esta questão eu pensei na Teoria Burocrática que por zelar excessivamente ao respeito das normas (ética e moral) pode atrapalhar o desenvolvimento empresarial/institucional e gerar custos desnecessários. Sinceramente, achei até um mau exemplo essa questão em um momento em que se luta pela ética e moral no Brasil.
-
Complementando:
Ética vs Moral
Ética é o princípio ------------- Moral é conduta
Ética é permanente ----------- Moral é temporal
Ética é universal -------------- Moral é cultura
Ética é regra ------------------ Moral é conduta da regra
Ética é teoria ------------------ Moral é prática (norma)
-
mds
Aonde comportamento ético vai prejudicar o orçamento público trilhonário.
Pelo contrário, pode prejudicar caso gere dano moral e patrimonial aos usuários do serviço público.
DESORDEM E REGRESSO?
-
Achei confusa.
-
A moral pode ser relativizada.
-
NÃO ENTENDI A PERGUNTA , JÁ QUE FALA DE ETICA MORAL ELEVADA,, PENSO QUE MAIOR O GRAU DEETICA MELHOR SERIA PARA OATENDIMENTO AO PUBLICO.
-
Deveria ser anulada. Na minha humilde opinião, as pessoas devem adotar comportamentos éticosmorais em seu mais alto nível, e isso não aumenta os custos para as organizações. Pelo gabarito da questão, algum funcionário poderia alegar que se fosse extremamente ético iria gerar mais despesas para a empresa que trabalha. Um absurdo estar "certo" essa questão.
-
AFINAL...A QUESTÃO ESTÁ FALANDO SOBRE A ÉTICA PROPRIAMENTE DITA OU ESTÁ FALANDO DO COMPORTAMENTO ÉTICOPROFISSIONAL (MORAL)?
ALGÚEM? PLIS!
-
Deixaria em branco, porque cespe é cespe ¬¬'
-
É um absurdo uma questão dessa. Num país tão corrupto...aff!
Tem jeito não!
-
Eu interpreti a questão assim:
A ética na organização está diretamente ligada à forma como estão estabelecidos critérios de comportamento para todos os colaboradores
Se uma empresa que adota como critério de comportamento não poder conversar assuntos aleatórios mas somente assuntos relacionados a organização, isso vai deixar os funcionários desmotivados, o que pode afetar sim os custos empresarias.
(pode ser um exemplo besta, mas acertei a questão pensando assim)
O que os colegas acham?
-
"...padrões eticomorais muito elevados pode afetar os custos organizacionais." o que são "padrões eticomorais elevados"? E como isso pode afetar o custo da organização?
Indiquei pra cometário, pois nunca vi nada a respeito.
-
Entendi da seguinte forma: se você quer manter ou até elevar o comportamento ético na sua organização/empresa, você tem que:
-treinar os funcionários;
-talvez exercer um tipo maior de controle;
-adotar alguma tecnologia;
-o processo de recrutamento e seleção tem que ser bastante cuidadoso;
-talvez aplicar testes de personalidade, para diminuir possibilidade de fraudes;
-instalar câmeras;
-elaborar com cuidado o código de ética a se seguir;
-ter uma comissão de ética;
-e outros exemplos...
Isso tudo eleva os custos sim. Mas não é ruim. Sendo que a longo prazo, os benefícios são maiores. A questão não disse que ter mais custos vai ser prejudicial...
Não é simplesmente aceitar qualquer funcionário e partir do pressuposto de que todos sabem a teoria ético-moral e vão segui-la a risca...
-
Aquela questão que da CESPE que você fala: ''TÁ NÉ!''
-
Até entendo que possa, sim, aumentar os custos. Mas onde está escrito isso? A gente tem de adivinhar?
-
Questão absurda. Induz ao comportamento antiético, para obter redução de custos.
-
Questão desnecessária.
-
jogar videogame em uma empresa mais burocrática, pode atrapalhar na produtividade.
Mas, para uma empresa como o google, pode melhorar a criatividade de seus fucnionários, tornar um ambiente mais amistoso, e desenvolver a empresa, com novas ideias.
Então, você ainda responde questão com seu " padrão ético" ? É preciso entender que a questão fala de " ética nas organizações"
A banca delimitou o tema. Não falou de dorma geral.
-
A questão não mencionou se afetaria negativamente os custos da organização, ao se aplicar o conceito acima descrito, pode sim afetar os custos da empresa de forma positiva, evitando desperdícios ou construindo uma imagem mais positiva.
-
essa eu realmente não entendi. que dizer q o servidor não pode ser MUITO ético????? tem que ser mais ou menos ético? hauhauhaua pq para mim é isso q a questão quer dizer. ser ético demais gera muitos custos. q bizarro.
-
Adotar PADRÕES eticomorais muito elevados pode afetar os custos organizacionais. Claro. Poque para "adotar padrões ético elevados" se exige vários fatores, tais como: FISCALIZAÇÃO; CONTROLE; INSTAURAÇÃO DE MAIS PROCESSOS ÉTICOS. Tudo isso PODE elevar custos.
-
Errei, nunca tinha ouvido falar disso. No entanto, é fácil perceber que ao adotar padrões elevados de ética, isso fará com que a burocracia seja maior, consequentemente a empresa será menos eficiente, e portanto seus processos internos se tornarão mais caros do ponto de vista operacional.
-
A questão afirma que adotar padrões eticomorais muito elevados pode afetar os custos organizacionais, o que é verdade. Em momento algum ela diz que as empresas não devem ser mais éticas por esse motivo.
-
para aceitar esse gabarito, tem q forçar bastante a barra. nada a ver!
-
essa realmente dava para chegar no gabarito, mas quando se fala em ética, moral, filosofia e etc.. é até difícil saber se devemos pensar com a coerência ou com a mente de quem fuma um baseado
-
parabéns para a corupção
-
Aprendendo a cada dia .
-
Diferente e não discordando do pessoal ai de cima, imaginei que tendo um valor ético-moral elevado evitaria ainda mais a corrupção entre outros fatores de dano ao erário... enfim, subjetivismo é uma droga, e a Cespe ama.
-
É dizer ao servidor que ele não precisa ser 100% correto pois isso vai gerar custos elevados ao Poder Público.
O Jeitinho brasileiro! imagino.
-
errei por achar que a ética é mais importante que o custo! ingênuo eu né ?
-
Bizarro.
Gostaria que me mostrassem através de estudos onde o excesso de ética gera custo organizacional.
Típica questão para privilegiar meia dúzia.