SóProvas


ID
2169622
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos exames utilizados em pacientes suspeitos de tuberculose, considere as afirmações a seguir.

I A baciloscopia direta do escarro é o método prioritário para diagnóstico da tuberculose pulmonar, porque permite descobrir a fonte mais importante de infecção, que é o doente bacilífero. Portanto, deverá ser indicada para todos os sintomáticos respiratórios (indivíduo com tosse e expectoração por três semanas e ma is).
II A Cultura para micobactéria é indicada, como método auxiliar, no diagnóstico da tuberculose, em pessoas não vacinadas com BCG ou em indivíduos infectados pelo HIV. Quando a cultura é positiva, isoladamente, indica apenas a presença de infecção e não é suficiente para o diagnóstico da tuberculose doença.
III O exame radiológico é auxiliar no diagnóstico da tuberculose, justificando -se sua utilização, se possível, nos casos suspeitos. Em pacientes com baciloscopia positiva, esse exame tem, como função principal, a exclusão de outra doença pulmonar associada que necessite de tratamento concomitante, além de permitir avaliação da evolução radiológica dos pacientes, sobretudo daqueles que não responderam à quimioterapia.
IV A Prova tuberculínica é indicada para o diagnóstico de tuberculose em pacientes HIV positivo e também para suspeitos de tuberculose pulmonar se o resultado foi negativo para o exame direto do escarro e para o diagnóstico de formas extrapulmonares, como meníngea, renal, pleural, óssea e ganglionar.

Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  •  

    I. A baciloscopia direta do escarro é o método prioritário para diagnóstico da tuberculose pulmonar, porque permite descobrir a fonte mais importante de infecção, que é o doente bacilífero. Portanto, deverá ser indicada para todos os sintomáticos respiratórios (indivíduo com tosse e expectoração por três semanas e mais).

     

    II. A cultura para micobactéria é indicada nos seguintes casos:


    • suspeita clínica e/ou radiológica de TB com baciloscopia repetidamente negativa;


    • suspeitos de TB com amostras paucibacilares (poucos bacilos);


    • suspeitos de TB com dificuldades de obtenção da amostra (por exemplo, crianças);


    • suspeitos de TB extrapulmonar; e


    • casos suspeitos de infecções causadas por micobactérias não tuberculosas – MNT (nestes casos o teste de sensibilidade pode ser feito com MIC).

     

    III. O exame radiológico é auxiliar no diagnóstico da tuberculose, justificando -se sua utilização, se possível, nos casos suspeitos. Em pacientes com baciloscopia positiva, esse exame tem, como função principal, a exclusão de outra doença pulmonar associada que necessite de tratamento concomitante, além de permitir avaliação da evolução radiológica dos pacientes, sobretudo daqueles que não responderam à quimioterapia.

     

    IV. Indicações da PT:

     

    - na investigação de infecção latente no adulto;

    - na investigação de infecção latente e de TB doença em crianças.

     

     

    I e III estão corretas.

  • Baciloscopia do escarro 

    A baciloscopia direta do escarro é o método principal no diagnóstico e para o controle de tratamento da tuberculose pulmonar por permitir a descoberta das fontes de infecção, ou seja, os casos bacilíferos. Trata-se de um método simples, rápido, de baixo custo e seguro para elucidação diagnóstica da tuberculose, uma vez que permite a confirmação da presença do bacilo. 

    A boa amostra de escarro é a proveniente da árvore brônquica, obtida após esforço da tosse (expectoração espontânea).

    O exame de baciloscopia de escarro deve ser solicitado aos pacientes que apresentem: 

    • Tosse por duas a três semanas (sintomático respiratório);

    • Suspeita clínica e/ou radiológica de TB pulmonar, 

    independentemente do tempo de tosse; 

    • Suspeita clínica de TB em sítios extrapulmonares (materiais 

    biológicos diversos).

    Radiológico 

    A radiografia de tórax é método diagnóstico de grande importância na investigação da tuberculose.

    Diferentes achados radiológicos apontam para suspeita de doença em atividade ou doença no passado, além do tipo e extensão do comprometimento pulmonar. 

    Deve ser solicitada para todo o paciente com suspeita clínica de TB pulmonar. 

    Prova Tuberculínica (PT)

    A prova tuberculínica consiste na inoculação intradérmica de um derivado protéico do M. tuberculosis para medir a resposta imune celular a estes antígenos. É utilizada, nas pessoas (adultos e crianças), para o ver se apessoa está infectada pelo M. tuberculosis. Na criança também é muito importante como método coadjuvante para o diagnóstico da TB doença.

    Avaliação de contatos:

    1. O caso índice deve ser entrevistado o quanto antes para identificação das pessoas que serão consideradas contatos.

    2. Os contatos e suas respectivas idades devem ser listados. O tipo de convívio deve ser estabelecido (casa, ambiente de trabalho, escola, etc) e formas de localização devem ser identificadas (endereço e/ou telefone).

    3. Sempre que possível realizar visita domiciliar para um melhor entendimento das circunstâncias que caracterizam os contatos identificados na entrevista do caso índice.

    Todos os contatos serão convidados a comparecer à unidade de saúde para serem avaliados, pois eles que apresentam maior risco de adoecimento, pois estão expostos ao doente bacilífero.