SóProvas


ID
216973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os avanços tecnológicos em equipamentos e materiais de uso
odontológico e o desenvolvimento de novas técnicas de
tratamento têm contribuído significativamente para o sucesso do
controle e da cura de enfermidades odontogênicas. Julgue os
itens que seguem, tendo em vista que um número bem
representativo de casos exige como recurso terapêutico auxiliar
o uso de fármacos.

Para a realização de um procedimento de exodontia simples de raiz residual em um homem com 59 anos de idade, portador de disritmia cardíaca, está indicado o uso da prilocaína por não interagir com fármacos antiarrítmicos.

Alternativas
Comentários
  • Prilocaína deve ser usada com cuidado em pacientes recebendo antiarrítmicos, como a tocainida, pois pode aumentar os afeitos tóxicos.
    informação da bula do citanest
  • http://www.medicamentobrasil.com.br/produtos_descricao_bulario.asp?codigo_bulario=1309
    Leia as INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

    CITANEST® 3% COM OCTAPRESSIN*

    Cloridrato de prilocaína/Felipressina
    Uso adulto e pediátrico

    - Indicações
    Anestesia de infiltração em Odontologia, onde não há necessidade de isquemia profunda na área injetada. Anestesia de bloqueio nervoso regional em Odontologia .
    - Propriedades
    CITANEST contêm um anestésico local, a prilocaína, e um vasoconstritor, a felipressina.  ... A prilocaína é metabolizada no fígado, rins e pulmões. Um dos metabólitos é a otoluidina, a qual induz um aumento na quantidade de metemoglobina no sangue. A meia-vida média de eliminação após injeção IV de prilocaína é de aproximadamente 1,5 hora. A prilocaína atravessa as barreiras hematoencefálica e placentária. Insuficiência hepática ou renal pode afetar a eliminação de prilocaína e levar ao acúmulo de prilocaína e (ou) seus metabólitos.
    - Contra-indicações

    História de hipersensibilidade aos anestésicos locais do tipo amida ou a outros componentes da fórmula; Metemoglobinemia congênita ou idiopática.

    - Uso durante a gravidez e lactação

    É razoável assumir que CITANEST 3% COM OCTAPRESSIN tem sido administrado a um grande número de mulheres grávidas ou que possam vir a engravidar.

    - Interações medicamentosas

    Prilocaína deve ser usada com cuidado em pacientes recebendo antiarrítmicos, como a tocainida, pois pode aumentar os afeitos tóxicos. A prilocaína pode acentuar a formação de metemoglobina em pacientes tratados com outras drogas que induzem a metemoglobinemia (ex.: sulfonamidas). A felipressina, nas doses usadas em CITANEST, não interage com os antidepressivos tricíclicos.