SóProvas


ID
2172736
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Após a Independência, o processo de formação do Estado Nacional no Brasil foi marcado

Alternativas
Comentários
  • O rei joão anexou o Uruguai ao Brasil. Durante o governo regencial tiveram várias revoltas em províncias brasileiras, então o governo estava sempre em busca de manter a unificação do território.

  • pelas lutas em prol da integração das diferentes regiões do país ao poder central.. Esse fato que gerou boa parte das revoltas.

  • GABARITO: D

    Tal período foi marcado por uma busca pela integração das regiões do país ao Poder Central, até então fragmentado em decorrência de uma série de revoltas de caráter emancipacionista, sobretudo na segunda metade do século XVIII. Como principais exemplos dessas lutas pela independência, podemos citar os casos da Inconfidência Mineira, em 1789, da Conjuração Baiana, de 1798 e, finalmente, em 1817, com a Revolução Pernambucana, fruto da elevada cobrança de impostos advindos com a chegada da Família Real Portuguesa, em 1808. Diante deste cenário, buscou-se reestruturar o Estado Nacional do Brasil com base em um processo de centralização do poder, procurando reorganizar o país em meio às instabilidades geradas no período anterior à independência.

    ERRO DA (A) As relações econômicas frente a outros países europeus, sobretudo a Inglaterra, não foram rompidas;

    ERRO DA (B) O trabalho escravo somente foi abolido no ano de 1888, com a assinatura da Lei Áurea;

    ERRO DA (C) o Estado Português não tentou recolonizar o país, mas manter certo controle a partir do reinado de Dom Pedro I, o qual perdurou entre os anos de 1822 e 1831;

    ERRO DA (E) A instituição do regime republicano se deu apenas em 1889;

    Fonte: Estratégia Concursos

  • GABARITO - D

    pelas lutas em prol da integração das diferentes regiões do país ao poder central.