-
Gabarito D
Os testes de caminhada têm sido propostos para medir o estado ou a capacidade funcional do paciente.
O teste de caminhada de seis minutos provou ser reprodutível e é bem tolerado pelos pacientes. Ele avalia a distância que uma pessoa pode percorrer sobre uma superfície plana e rígida em seis minutos e tem como principal objetivo a determinação da tolerância ao exercício e da saturação de oxigênio durante um exercício submáximo.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132011000100016
-
Unica coisa que esta errada neste gabarito é quando se refere o teste caminhada em 10 a 15 metros, na verdade é 30 metros com marcação 3 em 3 metros aferindo a pressão e FC do mesmo a cada 1 minuto..
-
Gabarito D: Teste de caminhada de seis minutos (TC6) – Usado para avaliar a resposta de um indivíduo ao exercício e propicia uma análise global dos sistemas respiratório, cardíaco e metabólico. As principais vantagens do TC6 são sua simplicidade e as exigências tecnológicas mínimas, bem como o fato de que sinais e sintomas vitais podem ser medidos durante o teste.
Exame limitado por tempo e que pode ser realizado a qualquer hora do dia. O paciente será orientado a andar em ritmo próprio, em um corredor e percorrer a maior distância tolerável durante seis minutos, numa velocidade escolhida por ele mesmo, sendo autorizado a interromper a caminhada no caso de fadiga extrema ou algum outro sintoma limitante. O corredor mais utilizado para realização do TC6, deve ter uma temperatura confortável, podendo ser um ambiente fechado ou ao ar livre, desde que o mesmo tenha piso nivelado em toda extensão. Geralmente utiliza-se um corredor de 30 metros de comprimento, onde o momento de fazer uma curva deve ser marcado com um cone.
-
Como realizar o teste
O corredor mais utilizado para realização do TC6M deve ter uma temperatura confortável, podendo ser um ambiente fechado ou ao ar livre, desde que o mesmo tenha piso nivelado em toda extensão, superfície resistente e raramente percorrida para que não haja interrupções durante a caminhada pelas pessoas que transitam naquele local. Geralmente utiliza-se um corredor de 30 metros de comprimento, demarcados de 3 em 3 metros sem obstáculos onde o momento de fazer uma curva deve ser marcado com um cone. O objetivo do teste é caminhar em ritmo próprio sozinho o mais longe possível durante os seis minutos, orientar e esclarecer as possíveis alterações cardiorrespiratórias que podem surgir, sendo permitido andar devagar, parar, relaxar quando necessário retornando à caminhada quando sentir-se apto a reassumir a caminhada. Deve caminhar sem falar com as pessoas que estão ao seu redor até os cones e fará a volta rapidamente em torno deles continuando assim a caminhada sem hesitação. O caminho deve ser demonstrado ao paciente pelo examinador e pode iniciar a caminhada (ATS, 2005).