SóProvas


ID
2174089
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem centrada na pessoa, teoria psicológica construída por Carl Rogers, considera que o psicoterapeuta deve ser dotado de atitudes facilitadoras do processo terapêutico, as quais devem ser expressas de maneira eficiente ao paciente. São atitudes fundamentais na psicoterapia rogeriana

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Carl Rogers, um terapeuta centrado no cliente precisa de três qualidades-chave:

    Genuinidade (verdadeiro, autêntico, puro)

    O terapeuta precisa compartilhar seus sentimentos honestamente. Ao modelar esse comportamento, o terapeuta pode ajudar a ensinar o cliente a desenvolver essa habilidade importante.

    Olhar Positivo Incondicional (aceitação incondicional)

    O terapeuta deve aceitar o cliente como ele é e exibir suporte e cuidados, não importa o que o cliente está enfrentando ou experimentando. Rogers acreditava que as pessoas muitas vezes desenvolvem problemas porque estão acostumadas a apenas receber apoio condicional; Aceitação que só é oferecida se a pessoa estiver em conformidade com certas expectativas. Ao criar um clima de consideração positiva incondicional, o cliente se sente capaz de expressar suas verdadeiras emoções sem medo de rejeição.

    Rogers explicou:

    “Consideração positiva incondicional significa que quando o terapeuta está experimentando uma atitude positiva, aceitando como o cliente é, naquele momento, o movimento terapêutico ou a mudança é mais provável. Envolve a vontade do terapeuta para o cliente ser o sentimento que está acontecendo naquele momento – confusão, ressentimento, medo, raiva, coragem, amor ou orgulho … O terapeuta premia o cliente de uma maneira total e não condicional “.

    Compreensão empática (empatia)

    O terapeuta precisa ser reflexivo, agindo como um espelho dos sentimentos e pensamentos do cliente. O objetivo disso é permitir que o cliente obtenha uma compreensão mais clara de seus próprios pensamentos, percepções e emoções internas.

    Ao exibir estas três características, os terapeutas podem ajudar os clientes a crescer psicologicamente, se tornarem mais autoconscientes, e alterar o seu comportamento através de autodireção. Neste tipo de ambiente, um cliente se sente seguro e livre de julgamento. Rogers acreditava que este tipo de atmosfera permite aos clientes desenvolver uma visão mais saudável do mundo e uma visão menos distorcida de si mesmos.

     

    http://psicoativo.com/2017/01/a-terapia-centrada-no-cliente-de-carl-rogers-abordagem-centrada-na-pessoa.html

  • Há três condições básicas e simultâneas defendidas por Rogers como sendo aquelas que vão permitir que, dentro do relacionamento entre psicoterapeuta e cliente, ocorra a descoberta desse núcleo essencialmente positivo existente em cada um de nós. São elas:

    1. A consideração positiva incondicional

    2. A empatia

    3. A congruência