SóProvas


ID
2174128
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os quadros de intoxicação, abuso e dependência de álcool e de outras substâncias psicoativas caracterizam-se por uma forma particular de relação entre os seres humanos e as substâncias químicas que apresentam ação definida sobre o sistema nervoso central (SNC) e, consequentemente, sobre o psiquismo. Em relação à situação exposta, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Distinção entre os termos uso, intoxicação, abuso e dependência de Álcool:

    1. Uso - A palavra uso refere-se a qualquer ingestão de álcool. A Organização Mundial de Saúde (OMS) usa o termo baixo risco de uso de álcool, para se referir à ingestão de álcool dentro dos parâmetros médicos e legais, que geralmente não resulta em problemas relacionados à bebida.

    2. Abuso - é um termo geral para qualquer nível de risco, desde a ingestão aumentada até a dependência do álcool. O abuso de álcool pode produzir danos físicos ou mentais à saúde, mesmo na ausência de dependência.

    3. Intoxicação - é uma grave consequência de beber grandes quantidades de álcool em um curto período de tempo. Beber muito e  rápido demais pode afetar a respiração, batimentos cardíacos, temperatura corporal e, potencialmente, levar ao coma e à morte.

    4. Dependência - Ocorre quando não existe mais um controle sobre o uso, causando problemas reais à saúde. O consumo se torna uma compulsão, já que o indivíduo passa a direcionar toda a sua vida ao consumo das drogas ou do álcool. As substâncias se tornam indispensáveis ao funcionamento psicológico do indivíduo. Portanto, a dependência provém não do desejo de consumir substâncias, mas da incapacidade de não consumi-las.

     

  • Segunda prova que a banca usa essa questão, só mudou a posição das alternativas.