SóProvas


ID
2174368
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre a Representação Descritiva de Materiais de Bibliotecas, analise as seguintes proposições, quanto às características das regras estabelecidas no Código AACR2.

1) As regras para descrição baseiam-se na estrutura geral usada para a descrição de materiais de biblioteca, a Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada Geral - ISBD(G).
2) O ISBD(G) contém uma área para detalhes peculiares a uma determinada classe de material ou tipo de publicação.
3) O IBICT desenvolveu, e ainda está desenvolvendo, ISBDs especiais para tipos específicos de material.
4) Embora as regras para descrição se baseiem em uma norma, a ISBD(G), reconhece-se que certos materiais não requerem todos os elementos dessa norma.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C.

    1) As regras para descrição baseiam-se na estrutura geral usada para a descrição de materiais de biblioteca, a Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada Geral - ISBD(G). CORRETO.

    2) O ISBD(G) contém uma área para detalhes peculiares a uma determinada classe de material ou tipo de publicação. CORRETO.

    A ISBD (G) possui a área 3 : detalhes específicos do material ou do tipo de publicação.

    3) O IBICT desenvolveu, e ainda está desenvolvendo, ISBDs especiais para tipos específicos de material. FALSO.

    O IBICT não desenvolve as ISBDs. Atualmente, a ISBD é unificada e desenvolvida pela International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA).

    4) Embora as regras para descrição se baseiem em uma norma, a ISBD(G), reconhece-se que certos materiais não requerem todos os elementos dessa norma. CORRETO.

    Nem todas as áreas prescritas precisam necessariamente serem utilizadas.

  • Conforme o AACR2:

    0.22. As regras para descrição baseiam-se na estrutura geral usada para a descrição de materiais de biblioteca, a Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada Geral ISBD(G)'*, conforme acordo entre a Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas (IFLA) e a Comissão Executiva Conjunta para Revisão do AACR. Elas seguem, exatamente, a estrutura geral no que diz respeito à ordem dos elementos e à sua pontuação prescrita. Foi feito um acordo com a IFLA pelo qual não é necessário que os códigos de regras sigam exatamente a terminologia do ISBD(G). A IFLA desenvolveu e ainda está desenvolvendo ISBDs especiais para tipos específicos de material. Haverá, portanto, uma estreita correlação entre os capítulos da Parte I e a ISBD correspondente.

    Gab. C