-
( V ) O Processo Unificado é um processo de software orientado por casos de uso, centrado na arquitetura, iterativo e incremental, projetado como arcabouço para métodos e ferramentas UML.
( F ) Esse processo é um modelo incremental no qual cinco fases são definidas, sendo elas: concepção, projeto, construção, testes e melhoria contínua. - São 4 fases: concepção, elaboração, construção e transição
( V ) A fase de Concepção engloba tanto a comunicação com o cliente quanto as atividades de planejamento, e enfatiza o desenvolvimento de casos de uso como modelo principal.
( F ) Na fase de Testes, transfere-se o software do desenvolvedor para o usuário final para testes beta e aceitação. Nesta fase, não se transfere o software, será elaborado um plano de teste, definindo e identificando qual procedimento e quais tipos de testes serão realizados. Nas fases de concepção e de elaboração têm-se os testes de módulos e na fase de construção têm-se os testes de integração. Testes de aceitação (ou validação) podem ser de dois tipos: alfa ou beta, os testes alfa são realizados em ambiente controlado, é realizado no ambiente do desenvolvedor, antes de sua disponibilização. Já o teste beta, sim, é realizado no ambiente do usuário final.
-
Alternativa correta: D.
Discordo que a primeira esteja correta. O correto seria "processo de desenvolvimento de software". Acertei a questão porque sabia as demais também.
-
Na fase de Testes, transfere-se o software do desenvolvedor para o usuário final para testes beta e aceitação.
Teste não é fase, é disciplina. Neste item está citando a fase de transição
-
d-
Caracteristicas do UP:
1- dirigido por casos de uso- ponto de vista do usuario, sem abordar detalhes técnicos. Organização de requisitos funcionais.
2- centrado na arquitetura- conjunto de classes. arquitetura- modelo que define estrutura da informação, suas operações e organização em componentes. Origina-se de visoes do usuario.
3- interativo e incremental
4- focadoem riscos, os quais devem ser identificados no inicio, tratando os mais dificeis primeiro
-
4 Fases
Concepção: o objetivo desta fase é levantar, de forma genérica e pouco precisa, o escopo do projeto. Não deve existir aqui a pretensão de especificar de forma detalhada requisitos, a ideia é ter uma visão inicial do problema, estimar de forma vaga esforço e prazos e determinar se o projeto é viável e merece uma análise mais profunda.
Elaboração: na fase de elaboração todos (ou a grande maioria dos requisitos) são levantados em detalhes. Numa primeira iteração um ou dois requisitos, os de maior risco e valor arquitetural, são especificados em detalhes. Estes são implementados e servem como base de avaliação junto ao usuário e desenvolvedores para o planejamento da próxima iteração. Em cada nova iteração na fase de elaboração pode haver um seminário de requisitos, onde requisitos antigos são melhor esclarecidos e novos são detalhados. Ao fim da fase, 90% dos requisitos foram levantados em detalhes, o núcleo do sistema foi implementado com alta qualidade, os principais riscos foram tratados e pode-se então fazer estimativas mais realistas.
Construção: implementação iterativa dos elementos restantes de menor risco e mais fáceis e preparação para a implantação.
Transição: testes finais e implantação.
Fonte: