SóProvas


ID
2178628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Com relação à dor em joelho, uma das queixas mais frequentes em serviços ambulatoriais de fisioterapia, julgue o item seguinte.

Um cisto poplíteo ou de Baker é mais facilmente visualizado se o joelho do paciente estiver levemente flexionado, enquanto que a palpação do cisto deve ocorrer com o paciente na posição ereta e joelhos plenamente estendidos.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Um cisto poplíteo ou de Baker é mais facilmente visualizado se o joelho do paciente estiver levemente flexionado. Essa parte está errada.. deve estar estentidos, tanto para visualizar quanto para palpação. 

  • O cisto de Baker, também chamado de cisto poplíteo, é uma lesão benigna, caracterizada pelo acúmulo de líquido em uma pequena bolsa que surge atrás do joelho (região poplítea), formando um cisto, que se apresenta como um nódulo abaixo da pele. 

    De forma mais específica, sabe-se que esse cisto é formado entre dois grandes músculos que estão na região posterior e mais interna (medial) do joelho, o músculo gastrocnêmico medial e semimenbranoso.

    O exame físico é feito com o paciente deitado de barriga para baixo e a palpação da região posterior do joelho é realizada com o joelho em extensão (esticado) e em flexão de 90 graus. Nessas condições, palpa-se uma massa arredondada, com aspecto gelatinoso, mas com bordas bem delimitadas. Aproximadamente em 45 graus de flexão do joelho o cisto normalmente não é palpável e esse fato é comumente utilizado para distinguir o cisto de Baker de outras massas sólidas como tumores, por exemplo.