SóProvas


ID
2178643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

   Um atleta de futebol de campo com quarenta anos de idade compareceu ao atendimento no ambulatório de fisioterapia desportiva de um hospital com o seguinte quadro clínico: sensação de ter sido golpeado na região do terço distal posterior da perna direita que, segundo o atleta, havia ocorrido após a tentativa de uma arrancada para alcançar a bola, aos quarenta minutos do segundo tempo do jogo. No momento da avaliação fisioterapêutica, o relato do paciente sugeriu ao profissional que a sensação da pancada foi desencadeada durante a realização de um movimento de flexão plantar e extensão do joelho, de forma brusca, no membro inferior direito.

Com referência a esse caso clínico, julgue o item a seguir.

Na avaliação desse paciente, os achados podem incluir a presença de uma depressão palpável na região, associada à acentuada redução da força dos músculos flexores plantares.

Alternativas
Comentários
  • Há três principais achados: depressão palpável, diminuição da força dos músculos flexores plantares do tornozelo e o teste de Thompson.

  • discordo.. 

    O que se afirma na questão está correta.. Em nenhum momento está escrito "somente esses achados" excluindo outras possibilidades.

     

     

     

  • pra mim tudo correto. Não vejo erro na questão

  • TAMBÉM ERREI PESSOAL, MAS NÃO SEI PORQUE!

    Sintomas da distensão muscular

    O principal sintoma é a dor forte localizada perto de uma articulação que surge após uma pancada ou corrida.  Além disso, a pessoa pode sentir dificuldade para caminhar, quando a perna é afetada, ou dificuldade para movimentar o braço quando este é afetado. Assim, os sinais característicos da distensão muscular são:

    Dor intensa localizada próximo de uma articulação;

    Fraqueza muscular;

    Dificuldade de movimentar a região afeta, sendo difícil permanecer na corrida ou no jogo, por exemplo;

    Pode gerar uma grande marca roxa, característica do extravasamento sanguíneo;

    A região tende a ficar inchada e pode ficar um pouco mais quente que o normal.

    Após a observação destes sintomas, deve-se parar a atividade física e colocar imediatamente uma compressa gelada na região para aliviar a dor. Se esta não ceder e ainda não for possível se movimentar normalmente deve-se ir ao médico para realizar exames de imagem como ressonância magnética ou ultrassom, que ajudam a identificar e classificar a lesão, de acordo com a sua gravidade:

    Grau 1 ou LigeiraHá estiramento das fibras mas sem ruptura das fibras musculares ou tendíneas. Há dor, que sede em 1 semana.

    Grau 2 ou ModeradaHá uma pequena laceração no músculo ou no tendão. A dor é mais extensa, durando de 1 a 3 semanas

    Grau 3 ou GraveO músculo ou tendão sofre uma ruptura total. Há dor intensa, extravasamento sanguíneo, inchaço e calor na região afetada.

    No estiramento grave pode-se sentir a ruptura das fibras palpando a região e o alongamento do músculo afetado não provoca dor e com o ligamento rompido, a articulação tende a ficar mais instável.

    O que fazer em caso de suspeita

    Em caso de suspeita de uma distensão muscular, o que se deve fazer imediatamente é colocar uma bolsa de gelo envolvida numa toalha fina, por aproximadamente 20 minutos, e procurar auxílio médico a seguir porque embora os sinais e sintomas possam confirmar a suspeita a única forma de confirmar a ruptura do músculo ou do tendão é através de exames.

  • O erro nesta justificativa é a palavra "podem".