Gabarito B - 2.3.1.2. Memórias
Em primeiro lugar, é bom que se conheça o termo memória, para que se possa entender a memória principal.
Memória é, simplesmente, todo local no seu computador onde é possível armazenar informações. Um computador possui diversos tipos de memórias, desde as que podem guardar informações por dias, meses ou anos até aquelas que não duram muito tempo, cada qual com sua função definida.
Sim, isso mesmo! Se você pensou em CDs, DVDs e pen drives, está certo. Todos eles são memórias (não são considerados memória principal, mas são memórias). Há também o disco rígido (HD) dentro do gabinete e as memórias RAM, ROM, Cache etc. Vamos conhecê-las no momento certo!
Memória Principal = É aquela memória onde ficam guardadas as informações dos programas utilizados naquele exato momento. A memória principal é usada não para guardar alguma coisa “para a posteridade”, mas para armazenar informações atuais: aquelas que fazem parte das janelas abertas – os programas em execução no computador. “Tudo o que você vê na sua tela está na memória principal” – guarde isso!
A CPU e a MP (memória principal) se comunicam o tempo todo! Elas trocam informações constantemente enquanto o computador estiver funcionando. (Na verdade, a comunicação entre a CPU e a MP é o que faz o computador funcionar!) Se a CPU e a MP não conseguissem se comunicar, o computador nem ligaria! Vamos entender esse “caso de amor” entre elas mais adiante.
Fisicamente, a memória principal dos computadores é fabricada na forma de pequenas placas de circuitos (chamadas pentes ou módulos) contendo chips (circuitos) de um tipo de memória chamado RAM.
“Ei, João, espera aí! Memória principal e memória RAM são a mesma coisa, não são?”
Pergunto a você: “humano” e “aluno” são sinônimos? A resposta é NÃO! (Calma, não estou dizendo que os alunos não são humanos... Leia o resto.)
Aluno é uma função que pode ser desempenhada por indivíduos de natureza humana (homo sapiens) – não são sinônimos, são relacionados. Humano é natureza, existência: é “ser”. Aluno é função, ocupação: é “estar”.
Memória principal é uma função! Uma memória é chamada de principal porque é nela que são guardadas as informações utilizadas para o computador funcionar.
Memória RAM é um tipo físico de memória, uma “natureza” de memória, diferente de outras como as magnéticas (disquetes) e ópticas (CDs e DVDs). Compete à RAM assumir o papel de memória principal em nossos micros. Mais adiante trataremos nesse assunto com mais detalhamento.
Memórias Auxiliares = São as memórias onde as informações conseguem ficar gravadas por tempo indeterminado (para a “posteridade”, como costumo chamar). Essas memórias podem ter vários formatos e tamanhos.
Sim, leitor, os discos são memórias auxiliares! CDs, DVDs, HDs, disquetes e pen drives são considerados memórias auxiliares, pois mantêm as informações gravadas por muito tempo (teoricamente, até que o usuário as apague).
Fonte: João Antonio, 5ª edição.
A memória Flash refere-se a um tipo particular de EEPROM (siga em inglês para "Memória Somente de Leitura Programável Apagável Eletricamente"). É nada mais que um chip de memória de computador que mantém informações armazenadas sem a necessidade de uma fonte de energia.
Não volátil e silenciosa
A memória Flash é usada como um disco rígido para armazenar dados em um computador. Ela tem muitas vantagens sobre o disco rígido tradicional: a primeira é que ela é uma memória não volátil e de estado sólido, o que significa que não há partes móveis para serem danificadas.
https://www.tecmundo.com.br/hardware/198-o-que-e-memoria-flash-.htm