SóProvas


ID
2180836
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O calendário nacional de vacinação é o guia para a vacinação correta das crianças, desde o nascimento, de acordo com o calendário do ano de 2016 assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Boa Noite! Acredito que esteja errada esta resposta C.

    O calendário básico de imunização da criança está sendo ampliado com a introdução da vacina contra a hepatite A, que passa a ser ofertada nos postos de saúde do país. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% do público-alvo, cerca de três milhões de crianças - na faixa etária de um até dois anos incompletos - no período de 12 meses. Com isso, o Brasil passa a oferecer, gratuitamente, 14 vacinas de rotina, garantindo todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A introdução da nova vacina é uma das ações do Ministério da Saúde que marcam o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho.

  • Comentários e  algumas correções
    :

    (F)A única vacina administrada ao nascer é a BCG, não existem contra indicações para essa vacina (  AO NASCER ALEM DA BCG ADMINISTRA-SE A VACINA HEP B, E SIM, A BCG TEM ALGUMAS CONTRA-INDICAÇÕES)

    (F)b-A vacina contra a Hepatite B deve ser administrada nos tempos 2-4-6 meses ( NO 2-4 E 6' MES É ADMINISTRADA A VACINA PEANTA VALENTE QUE JÁ ESTA INSERIDA A HEP B)

    CORRETA(GABARITO)c-A vacina de Hepatite A deve ser administrada em crianças de 15 meses até menores de 2 anos de idade (SIM, A HEP A É ADMINISTRADA AOS 15 MESES E PODE SER ADMINISTRADA EM CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS)

    (F)d-A Vacina contra a influenza é oferecida anualmente às crianças maiores que 6 meses e menores que 5 ANOS de idade

    (F) e-Pneumocócica 10 valente deve ser administrada AOS 2, 4 6 MESES E REFORÇO AOS 12 MESES

     

  • Novo esquema da vacina Hepatite A.

    Deve ser disponibilizada para crianças de 15 meses até 5 anos.

  • Considerando q a hep b ta na penta, a questao caberia recurso.
  • Caberia recurso, pois no Calendário Vacinal está Hepatite A 1 dose aos 12 meses!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Vacina – A vacina é uma forma de prevenção contra as hepatites do tipo A e B, entretanto quem se vacina para o tipo B, se protege também para hepatite D, e está disponível gratuitamente no SUS. Para os demais tipos de vírus não há vacina e o tratamento é indicado pelo médico.

    Hepatite A - a vacina está disponível no SUS, sendo oferecida no  para crianças de 15 meses a 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias), e também no CRIE, para pessoas de qualquer idade que tenham: hepatopatias crônicas de qualquer etiologia incluindo os tipos B e C; coagulopatias; pessoas vivendo com HIV; portadores de quaisquer doenças imunossupressoras; doenças de depósito; fibrose cística; trissomias; candidatos a transplante de órgãos; doadores de órgãos, cadastrados em programas de transplantes; pessoas com hemoglobinopatias.

    Devido ao surto local observado em São Paulo, a vacinação para hepatite A foi ampliada para populações específicas: homens que fazem sexo por homens.

    Hepatite B: em crianças, é dada em quatro doses: ao nascer, 2,4 e 6 meses. Para os adultos que não se vacinaram na infância, são três doses a depender da situação vacina. É importante que todos que ainda não se vacinaram tomem as três doses da vacina. Pessoas que tenham algum tipo de imunodepressão ou que tenham o vírus HIV, precisam de um esquema especial com dose em dobro, dada nos Centros de Imunobiológicos Especiais (CRIE). Em 2017, foram distribuídas 18 milhões de vacinas. Atualmente, 31.191 pacientes estão em tratamento para hepatite B.

    FONTE: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/hepatite

  • Questão desatualizada!!