reposta errada.
Linguagem de definição de dados: ou DDL, de Data Definition Language, é um conjunto de comandos dentro da SQL usada para a definição das estruturas de dados. Entre os principais comandos DDL estão CREATE (Criar), DROP (deletar) e ALTER (alterar).
Linguagem de manipulação de dados: ou DML, de Data Manipulation Language, é o grupo de comandos dentro da linguagem SQL utilizado para a recuperação, inclusão, remoção e modificação de informações em bancos de dados. Os principais comandos DML são SELECT (Seleção de Dados), INSERT (Inserção de Dados), UPDATE (Atualização de Dados) e DELETE (Exclusão de Dados).
Linguagem de controle de dados: ou DCL - Data Control Language - é o grupo de comandos que permite o administrador de banco de dados controlar o acesso aos dados deste banco.
GRANT: Permite dar permissões a um ou mais usuários e determinar as regras para tarefas determinadas;
REVOKE: Revoga permissões dadas por um GRANT.
O comando SQL da questão apresenta uma função Trigger. Consoante Elmasri e NAVATHE,funções triggers só podem ser chamadas quando da utilização de comandos de modificação INSERT, UPDATE e DELETE ( select não, pois não altera a tabela). No entanto, não podemos utilizar triggers com os seguintes comandos SQL:
-
- ALTER DATABASE , ALTER TRIGGER , ALTER PROCEDURE , ALTER TABLE , ALTER VIEW . CREATE DATABASE , CREATE INDEX , CREATE PROCEDURE, CREATE SCHEMA, CREATE TABLE , DROP DATABASE, DROP TABLE , DROP PROCEDURE, DROP TRIGGER, DROP INDEX, GRANT , LOAD DATABASE, REVOKE, RESTORE DATABASE, TRUNCATE TABLE.
Neste sentido, o comando DCL não pode ser executado já que só é utilizado na presença de GRANT e REVOKE, o que torna a questão ERRADA.