SóProvas


ID
2181703
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as assertivas a seguir, marque se é verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa com a sequência correta:
( ) A clorexidina é o agente de limpeza ideal para a grande maioria das úlceras crônicas, principalmente das que se encontram com processo infeccioso;
( ) A contaminação bacteriana das úlceras crônicas é universal e inevitável;
( ) A presença de tecido desvitalizado aumenta o risco de infecção, além de mascarar o tamanho e a profundidade real da ferida;
( ) Entre os produtos utilizados para desbridamento mecânico das feridas estão: enzimas proteolíticas e colagenase.

Alternativas
Comentários
  • Gluconato de Clorexidina - Essa substância está disponível sob a forma de solução degermante, alcoólica e aquosa. É utilizada para antissepsia de pele integra. O uso da clorexidina é contra-indicado em feridas abertas, pois é citolítico e com isso retarda o processo de cicatrização. Portanto a primeira afirmativa é falsa.

    A contaminação bacteriana de úlceras crônicas, especialmente de úlceras por pressão é uma ocorrência universal e inevitável graças ao material exsudativo, seroso, crostoso ou hemorrágico presente na superfície da ferida, esta se torna um excelente meio de cultura para o desenvolvimento de muitas espécies bacterianas. Logo a segunda afirmativa é verdadeira.

    Tecido desvitalizado, geralmente composto por necrose, relacionado aos diferentes níveis de morte tecidual. A avaliação do tamanho de uma ferida é importante para planejar a conduta terapêutica porém, à medida que se remove os tecidos desvitalizados, a ferida parece aumentar de tamanho e profundidade. Isso ocorre por que a real extensão da ferida pode estar mascarada pelo tecido necrótico. A terceira afirmativa é verdadeira.

    O desbridamento mecânico envolve curativos úmidos a secos, utilizados normalmente em feridas com excesso de tecido necrótico e secreção mínima, exigem a realização de técnica apropriada, e o material usado no curativo é fundamental ao seu desfecho. Também funciona por fricção, irrigação e hidroterapia. Enzimas proteolíticas são utilizadas para o desbridamento químico e a colagenase o desbidramento autolítico. A última afirmativa é falsa.


    Gabarito do Professor: Letra B



    Bibliografia


    Bomfim EO et al. Potencial antimicrobiano de extrato vegetal . Rev.Saúde.Com. 8(1): 14-23, 2012.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual de condutas para úlceras neurotróficas e traumáticas / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Departamento de Atenção Básica. - Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

    Florianópolis. Secretaria Municipal de Saúde. Vigilância em Saúde. Protocolo de cuidados de feridas / Coordenado por Antônio Anselmo Granzotto de Campos; Organizado por Lucila Fernandes More e Suzana Schmidt de Arruda. Florianópolis: IOESC, 2007.