SóProvas


ID
2182768
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na natureza existem diversas relações entre diferentes espécies de seres vivos, algumas beneficiando a ambas as espécies, outras apenas a uma das espécies envolvidas. Assinale a alternativa que apresenta uma relação interespecífica que necessariamente gere prejuízo para uma das espécies envolvidas.

Alternativas
Comentários
  • Mutualismo define um tipo de associação entre populações diferentes em que ambas se beneficiam, entretanto, podem estabelecer ou não um estado de interdependência fisiológica.

    comensalismo, É uma relação ecológica interespecífica, ou seja, acontece entre duas espécies diferentes.essas duas espécies vivem normalmente associadas.É a interação que consiste no beneficiamento de uma das espécies ou população, não afetando a outra espécie em grau considerável, ou seja, a outra espécie não é significativamente prejudicada ou favorecida. O comensalismo representa um tipo de relação positiva, levando ao desenvolvimento de interações benéficas. Exemplo: Tubarão e a Rêmora; Urubu e o homem; Leão e a Hiena. 

    simbiose pode ser definida como uma associação a longo prazo entre dois organismos de espécies diferentes seja essa relação benéfica para ambos os indivíduos envolvidos ou não.

    Amensalismo Também conhecido como antibiose, o amensalismo é uma relação ecológica de caráter interespecífico (entre espécies diferentes) e desarmônico (uma espécie sai favorecida da relação em relação a outra). No amensalismo, uma espécie (animal ou vegetal) prejudica a outra com o propósito de obter para si benefícios em relação aos recursos do meio ambiente.

    Esta relação é muito comum em ambientes em que os recursos ambientais são escassos (espaço, água, luz, alimento, etc.). Logo, no amensalismo ocorre uma espécie de competição. Exemplo: Algumas espécies de fungos (penicillium notatum, por exemplo) liberam substâncias (antibióticos, por exemplo) para prejudicar determinadas espécies de bactérias, impedindo assim a proliferação destas e, por consequência, obtendo mais recursos (destinados ao desenvolvimento dos fungos) do meio ambiente.