- ID
- 2183950
- Banca
- Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
- Órgão
- Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Pedagogia
- Assuntos
TEXTO 2
Na escola, todos os professores devem se preocupar com a qualidade de interlocução desenvolvida com todos os membros da comunidade. A interlocução deverá estar sempre apontando para novas aprendizagens, para as formas mais avançadas de pensar o mundo e de conviver no espaço/tempo simultâneo que incorpora aspectos vividos na história individual e coletiva às dificuldades e alegrias dos momentos presentes e, ainda, à interface com a construção do amanhã.
Afinal, inclusão implica constituição de conhecimentos, pois não basta manter o aluno na escola. Sua permanência deve ser revestida de qualidade, sem o que estaremos reproduzindo a exclusão social que nossas crianças e jovens vivem fora da escola. (...)
As escolhas precisam ser muito bem pensadas. Não podem ser guiadas somente pelas necessidades da vida prática, tampouco bastar-se pela tradição ou senso comum e muito menos pelo momento vivido. Precisamos estar sempre atentos para saber que aprendizagens promovem o desenvolvimento, que ideologias estão balizando nossas escolhas e a que estruturas sociais elas poderão servir. A seleção dos conteúdos, assim como os procedimentos de ensino, estão repletos de significados embutidos que, muitas vezes, reforçam as práticas sociais discriminatórias.
(Multieducação – Temas em debate; trocando idéias. – Texto adaptado)
Com base no TEXTO 2, responda à questão.
O TEXTO 2 evidencia um desejo e uma proposta de participação
de todos os envolvidos no processo educativo: dos
alunos e suas famílias, dos funcionários e professores e dos
membros da comunidade em que estão inseridos. Essa
reflexão coletiva sobre o papel, limites e possibilidades da
escola é fundamental para que a escola se torne um espaço de: