-
O escoamento do esgoto através do sifão invertido é proporcionado, como na maioria das canalizações de esgotamento, por força da energia gravitacional, porém ao longo do trecho rebaixado o escoamento é forçado, sob pressão maior que a atmosférica local, exigindo projeto cuidadoso para que sejam reduzidas ao mínimo as possibilidades de sedimentações e obstruções na seção mais baixa do sifão.
-
SIFÃO INVERTIDO
Por definição, em sistemas de esgotos, sifões invertidos são canalizações rebaixadas, sob pressão, destinadas a travessia sob obstáculos que impeçam a passagem da canalização em linha reta.
Sua principal vantagem sobre instalações elevatórias é que os mesmos não reque-rem equipamentos eletromecânicos, o que implicaria em consumo contínuo de energia mecânica.
Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/ES09_01.html
Vá e vença, que por vencido não os conheça!
-
Sifão Invertido: trecho de conduto rebaixado e sob pressão, com a finalidade de passar sob obstáculos que não podem ser transpassados em linha reta.
Os sifões invertidos e as tubulações de recalque das elevatórias são as únicas unidades convencionais a funcionarem sob pressão nos sistemas de esgotos sanitários. Na impossibilidade da transposição em linha reta, inclinada corretamente, pela existência no local de obstáculos de qualquer natureza e que não possam ser removidos ou “atravessados”, a indicação mais viável, em termos de economia de operação, é o sifão invertido, considerando que o escoamento, embora sob pressão, dar-se-á por gravidade, evitando assim, o consumo contínuo de energia elétrica e equipamentos de recalque permanentes, como nas estações elevatórias.
Fonte: http://www.google.com.br/url?a=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0ahUKEwjN4qzFpYTcAhUEDpAKHRBpDaEQFgguMAE&url=http%3A%2F%2Fwww.ceap.br%2Fmaterial%2FMAT15052014142755.pdf&usg=AOvVaw19nuG8UFXz-CzAcr_OQZ6I