SóProvas


ID
218530
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Com relação à demonstração dos Fluxos de Caixa, o resultado obtido com a alienação de imobilizado representa:

Alternativas
Comentários
  • Vi nas estatísticas que o pessoal tbm ficou entre A e B. Na minha opinião acho que não é A pq o item afirma um "acrescimo", mas pelo enunciado não é possivel afirmar se houve alguma receita da venda do imobilizado!!!! Pelo menos não achei nenhuma outra explicação para essa questão!! Se alguém souber deixa um "recado do coração" no meu perfil.......

    Abçs
  • Segundo Ricardo J. Ferreira – pág 642 – Contabilidade Básica – “Alienações de bens do ativo imobilizado e do intangível podem resultar em ganho ou perda de capital, incluídos na apuração do resultado. Todavia, os fluxos de caixa relativos a tais transações são provenientes de atividades de investimento”. E continua.
    “Portanto, quando da apresentação das atividades operacionais pelo método indireto, os lucros ou prejuízos na alienação de bens do ativo imobilizado e intangível devem ser eliminados do resultado e classificados como atividades de investimento”.
    E complementa na pág 648 “Como na DFC devemos evidenciar o fluxo financeiro das atividades operacionais gerado pelo lucro ou prejuízo, são eliminados do resultado, por adição ou exclusão, as receitas e despesas que não afetaram as disponibilidades ou que representam atividades de financiamento ou investimento; e são acrescidas ou diminuídas do lucro ou prejuízo líquido as disponibilidades geradas pelas atividades operacionais que não afetarem resultado”.
    Ou seja, quando da elaboração da DFC pelo método indireto, deve ser feito um ajuste de resultado para eliminar as atividades de financimento ou investimento.
    O erro da alternativa A é exatamente a afirmação de haver um acréscimo de recurso para evidenciar uma atividade de investimento. Tanto faz, ter havido ganho ou perda na alienação do ativo, esta deve ser classificada como atividade de investimento. E se, por um acaso, houve alguma confusão com a palavra “acréscimo” (significando entrada de dinheiro, por exemplo), lembrar que “saiu” ativo, caracterizando um fato contábil pemutativo.
  • Acredito que a resposta seja a A). Na venda de imobilizado, mesmo que haja ganho ou perda na sua realização, sempre haverá um acréscimo no caixa! Mesmo vendendo um imobilizado de 1 milhão de reais por 1 real, vai haver acréscimo de caixa de 1 real.
  • Com relação à demonstração dos Fluxos de Caixa, o resultado obtido com a alienação de imobilizado representa:

    Esse resultado representa
    ''GANHO OU PERDA'' e dessa forma deve ser ajustado na elaboração da DFC pelo método indireto.

    Abraço
  • COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS
    PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 03 (R2)
    Demonstração dos Fluxos de Caixa

    Apresentação dos fluxos de caixa das atividades operacionais

    18. A entidade deve apresentar os fluxos de caixa das atividades operacionais, usando alternativamente:
    (a) o método direto, segundo o qual as principais classes de recebimentos brutos e pagamentos brutos são divulgadas; ou
    (b) o método indireto, segundo o qual o lucro líquido ou o prejuízo é ajustado pelos efeitos de transações que não envolvem caixa, pelos efeitos de quaisquer diferimentos ou apropriações por competência sobre recebimentos de caixa ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros, e pelos efeitos de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento.

    14. Algumas transações, como a venda de item do imobilizado, podem resultar em ganho ou perda, que é incluído na apuração do lucro líquido ou prejuízo. Os fluxos de caixa relativos a tais transações são fluxos de caixa provenientes de atividades de investimento.
  • Segundo o professor Sérgio Adriano nem toda alienação de imobilizado representa acréscimo de recurso na atividade de investimento, uma vez que somente as alienações à vista são evidenciadas no fluxo de caixa (uma vez que demonstra entrada e saída de dinheiro). Como o exercício não define se é à vista ou a prazo, não podemos generalizar. De qq modo a B está correta, uma vez que no método indireto o lucro com a alienação deve ser descontado.
    Fonte: Contabilidade 3D, pg 1.021

    Abs.
  • Essa questão é maldosa! Perceba que o comando da questão fala em “resultado com a alienação de imobilizado”. Não é a mesma coisa que
    alienação de imobilizado.


    Alienação de imobilizado = atividade de investimento


    Resultado (ganho ou perda) com a alienação de imobilizado = representa um ajuste de resultado evidenciado nas atividades operacionais da DFC pelo método indireto.

  • A alternativa A está errada porque, como já explicado pelos colegas, o resultado com a alienação de imobilizado pode ser positivo ou negativo, então não necessariamente é um acréscimo de recurso.