SóProvas


ID
218608
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria

O auditor externo que estava realizando o processo de auditoria na empresa Erfra S.A., constatou um desvio no processo de pagamento de funcionários. Funcionários demitidos continuavam na folha de pagamentos com contas bancárias de outras pessoas, para as quais eram efetuados os créditos. Neste caso, deve o auditor

Alternativas
Comentários
  •  

    Ao detectar erros relevantes ou fraudes no decorrer dos seus trabalhos, o auditor tem a obrigação de comunicá-los à administração da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possíveis efeitos no seu parecer, caso elas não sejam adotadas.

    A responsabilidade primária na prevenção e identificação de fraudes e erros é da administração da entidade, através da implementação e manutenção de adequado sistema contábil e de controle interno. Entretanto, o auditor deve planejar seu trabalho de forma a detectar fraudes e erros que impliquem efeitos relevantes nas demonstrações contábeis.

  • Embora a fraude constitua um conceito jurídico amplo, para efeitos das normas de auditoria, o auditor está preocupado com a fraude que causa distorção relevante nas demonstrações contábeis. Dois tipos de distorções intencionais são pertinentes para o auditor – distorções decorrentes de informações contábeis fraudulentas e da apropriação indébita de ativos. Segundo as normas de auditoria, caso o auditor tenha identificado uma fraude ou obtido informações que indiquem a possibilidade de fraude, deve comunicar estes assuntos tempestivamente a pessoa de nível apropriado da administração que têm a responsabilidade primordial de prevenir e detectar fraude. Isso é necessário mesmo que o assunto possa ser considerado não importante (por exemplo, um desfalque mínimo cometido por empregado em um nível inferior na organização da entidade).


  • Estamos diante de uma fraude. Ao constatar fraude, o auditor comunica ao nível apropriado da administração. Normalmente, o nível apropriado é aquele acima do responsável pela fraude.

    Letras A, B E – Erradas. A descoberta de fraudes, não significa que o auditor deve, necessariamente renunciar aos trabalhos. Uma justificativa plausível para renúncia dos trabalhos seria fraude envolvendo a administração, agindo no sentido de ludibriar o auditor, negando-se a fornecer representações formais, negando acessos etc.

    Letra C – certo.

    Letra D – Errado. Não é função adotar ou acompanhar os procedimentos legais, como apurações cíveis e penais decorrentes do ilícito.

    Resposta: C