-
Para manter o seu computador livre da ação dos códigos maliciosos existe um conjunto de medidas preventivas que você precisa adotar. Essas medidas incluem manter os programas instalados com as versões mais recentes e com todas as atualizações disponíveis aplicadas e usar mecanismos de segurança, como antimalware e firewall pessoal.
Além disso, há alguns cuidados que você e todos que usam o seu computador devem tomar sempre que forem manipular arquivos. Novos códigos maliciosos podem surgir, a velocidades nem sempre acompanhadas pela capacidade de atualização dos mecanismos de segurança.
Antivírus
Tipo de ferramenta antimalware desenvolvido para detectar, anular e eliminar de um computador vírus e outros tipos de códigos maliciosos. Pode incluir também a funcionalidade de firewall pessoal.
http://cartilha.cert.br/
-
Correto. Os antivírus analisam as informações nos arquivos de duas formas: comparando com a base de assinaturas, ou através do comportamento do software. A base de assinaturas deve ser mantida atualizada para que o antivírus seja eficaz na detecção de vírus de computador conhecidos.
-
Gabarito: CERTO
"As definições de vírus foram atualizadas"
-
CERTO
Porém, deve ser feito uma ressalva, hoje em dia existem 4 gerações de antivírus, e nem todas usa-se a comparação com bibliotecas.
GERAÇÃO DE ANTIVÍRUS
Os avanços tecnológicos dos vírus e antivírus andam lado a lado. Hoje em dia, identificam-se 4 gerações de softwares antivírus.
►1ª Geração (detecção baseada em Assinatura): A assinatura de um vírus é o que o antivírus usa para identificar que uma praga digital está presente em um arquivo. A assinatura é geralmente um trecho único do código do vírus - estrutura ou padrão de bits. É realizada uma engenharia reversa no software malicioso para entendê-lo e então é desenvolvida uma maneira de detectá-lo, depois ele é catalogado em uma base de dados e distribuído para todos os clientes do antivírus.
►2ª Geração (detecção baseada em Heurística): A heurística é um conjunto de técnicas para identificar vírus desconhecidos de forma proativa - sem depender de assinatura. A solução de segurança analisa a estrutura de um arquivo e compara seu comportamento com certos padrões que podem indicar a presença de uma ameaça. Ele busca comparar algumas estruturas e comportamentos com padrões predefinidos com o intuito de indicar a provável presença de um malware.
►3ª Geração (Interceptação da atividade): Essa tecnologia identifica um vírus por suas ações. Esses programas tem a vantagem de não precisarem desenvolver assinaturas e heurísticas para uma ampla variedade de vírus. É diferente da heurística porque só funciona com programas em execução, enquanto a heurística analisa o próprio arquivo sem a necessidade de executá-lo.
FUNCIONA COMO UM POLICIAL PROCURANDO POR SUSPEITOS - OBSERVA O SO, PROCURANDO POR EVENTOS SUSPEITOS.
►4ª Geração (Proteção Completa): São pacotes compostos por uma série de técnicas antivírus utilizadas em conjunto.
-
GERAÇÕES DO ANTIVÍRUS
↳ 1 Geração: Assinatura (um pequeno TRECHO DO CÓDIGO do vírus)
↳ 2 Geração: Heurística (COMPORTAMENTO DO VÍRUS)
- Detecta novos vírus sem a assinatura ser conhecida;
- Analisa o arquivo sem precisar o antivírus está executando.
↳ 3 Geração: Interceptação de Atividade (AÇÕES DO VÍRUS)
- Só funciona com o antivírus em execução.
↳ 4 Geração: Proteção Completa
- Várias técnicas utilizadas em conjunto;
- Usado hoje em dia.
______
Bons Estudos.
-
Essa biblioteca é chamada de arquivo de assinaturas. É bastante recomendável manter o arquivo de assinaturas sempre atualizado. Recomenda-se também configurar o antimalware para atualizá-lo automaticamente pela rede e, de preferência, diariamente.