SóProvas


ID
2189404
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a questão social, fundamentando-se na análise de Iamamoto (2008) acerca do serviço social em tempo de capital fetiche, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A autora assinala que o processo de naturalização da questão social é acompanhada da transformação de suas manifestações em objeto de programas assistenciais focalizados no “combate à pobreza” e que uma dupla armadilha pode envolver a análise da questão social, corre-se o risco, então, de cair na pulverização e fragmentação das questões sociais, atribuindo unilateralmente aos indivíduos a responsabilidade por suas dificuldades ou aprisionar a análise em um discurso genérico, que redunda em uma visão unívoca e indiferenciada da questão social. Por fim, aponta que na perspectiva por ela assumida, a questão social não se identifica com a noção de exclusão social, hoje generalizada, dotada de grande consenso nos meios acadêmicos e políticos.

  • Vc poderia me dizer a pagina que está escrita essa passagem?

     



  • Nessa perspectiva, a “questão social” não se identifica com a noção de exclusão social,
    hoje generalizada, dotada de grande consenso nos meios acadêmicos e políticos.

    Ela torna-seuma palavra mágica, que tudo e nada explica, ocorrendo uma “fetichização conceitual“ da noção de exclusão social. (MARTINS, 1997)

    Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional pág. 20


    As dimensões ético-políticas e teórico-metodológicas no Serviço Social contemporâneo
    Marilda Villela Iamamoto