SóProvas


ID
2192641
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Fronteira - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O barbeiro, vetor da doença de chagas tem hábito noturno e se alimenta exclusivamente do sangue de animais vertebrados. A transmissão do Trypanossoma cruzi para o ser humano pode ocorrer por diversas formas, segundo a Organização Mundial Pan Americana da Saúde. Assinale a alternativa INCORRETA sobre estas formas de transmissão.

Alternativas
Comentários
  • A transmissão vetorial da Doença de Chagas se dá através das fezes dos triatomíneos, também conhecidos como "barbeiros" ou chupões". Esses, ao picar os vertebrados, em geral defecam após o repasto eliminando formas infectantes de trypomastigotas metacíclicos presentes em suas fezes e que penetram pelo orifício da picada ou por solução de continuidade deixada pelo ato de coçar.

     

    A transmissão da doença de Chagas para o homem ocorre das seguintes formas: 

    a vetorial, a transfusional, a transplacentária (congênita) e, mais recentemente, a transmissão pela via oral, pela  ingestão de alimentos contaminados pelo T. cruzi. Mecanismos de transmissão menos comuns  envolvem acidentes de laboratório, manejo de animais infectados, transplante de órgãos sólidos e  leite materno.

  • Vetorialmente ocorre por meio das fezes contaminadas dos barbeiros ou "chupões" após o repasto sanguíneo.

     

  • Vetorial: contato com fezes de triatomíneos infectados, após picada/repasto (os triatomíneos são insetos popularmente conhecidos como barbeiro, chupão, procotó ou bicudo).

     

    fonte: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doenca-de-chagas