SóProvas


ID
2193316
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No final da década de 1970 e início da década de 1980, vários trabalhos foram publicados abordando a temática do mercado interno. Trabalhos esses, de base empírica, que se encarregaram de demonstrar a forte presença de relações de troca e a sua significação para o desenvolvimento interno da colônia. Trata-se agora de avaliar as especificidades do mercado interno brasileiro, as diversas modalidades em cada região e a sua integração com a sociedade local.
CHAVES, Cláudia Maria das Graças. Mercadores das minas setecentistas. São Paulo: Annablume, 1999, p. 27 (Adaptado).

A historiografia recente sobre a economia do Brasil colonial tem enfatizado uma dinâmica econômica mais diversificada, que pode ser exemplificada 

Alternativas
Comentários
  • Resolução:

    A questão aborda uma problematização historiográfica sobre a dinâmica da economia do Brasil colonial. Busca descontruir, de certo modo, o modelo tradicional de análise que enquadrava e resumia as atividades econômicas coloniais em uma lógica restrita que meramente seguia os preceitos do denominado “sistema colonial” ou “pacto colonial”. Em outras palavras, esse modelo tradicional afirmava que as atividades produtivas na colônia seguiam estritamente as determinações da metrópole portuguesa, conferindo pouca importância ao mercado interno. Por outro lado, pesquisas de historiadores nas últimas décadas procuram destacar a importância de atividades econômicas destinadas ao mercado interno do Brasil colonial, colaborando para impulsionar a diversificação dessa mesma economia e a integração (não plena) de diversas áreas do território brasileiro. Essa abordagem mais atual e que é cobrada pela questão pode ser exemplificada pelos desdobramentos da economia mineradora no século XVIII, no sentido de ampliar o fluxo de mercadorias de regiões como o Sul e o Nordeste (com forte apelo para a pecuária, algodão, alimentos em geral, etc.) em direção ao Sudeste, situação que ajudou no enriquecimento de setores da própria colônia.

     

     

     

     

     

    https://nacionalonline.nacionalnet.com.br

  • Gabarito aos não assinantes: C