SóProvas


ID
2194126
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Não definido

Ao redigir O Capital, Karl Marx (1973) explica sua decisão de analisar a sociedade capitalista por considerá-la a forma de organização mais desenvolvida e mais variada de todas as já existentes. Isso permitiria a compreensão de outras formações socioeconômicas anteriores e desaparecidas como as sociedades primitivas, as escravistas, as asiáticas e feudais. Marx, então, delimita alguns conceitos básicos para análise da sociedade capitalista.

Analise os conceitos a seguir e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) Mais valia: é tudo aquilo que o trabalhador produz, caracterizando-se como o resultado da força de trabalho empreendida pelo trabalhador.

( ) Mercadoria: é a forma elementar de riqueza capitalista. Ela tem a propriedade de satisfazer as necessidades humanas, sejam de estômago ou as de fantasia, seja como meio de subsistência ou de produção.

( ) Força de trabalho: é aquilo que o trabalhador livre vende como uma mercadoria. Esta venda é típica da sociedade capitalista.

( ) Capital: é uma relação social de produção, é uma forma historicamente determinada de distribuição das condições de produção resultante de um processo de expropriação e concentração de propriedade.

( ) Alienação: é uma condição em que o trabalho, ao invés de ser instrumento para a realização plena do homem e de sua condição de humano, torna-se, pelo contrário, um instrumento de escravização, acabando por desumanizá-lo, tendo sua vida e seu próprio valor medidos pelo seu poder de acumular e possuir.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Mais valia é tempo de trabalho não pago, não diz respeito a tudo que o trabalhador produz, mas apenas ao que é produzido pelo trabalho excedente. Eu diria que a primeira afirmação é falsa.

     

    Bem como, o terceiro e o quarto ítem estão corretos. Esse gabarito está muito estranho! 

  • O gabarito está incorreto. A Mais-valia é o trabalho não pago, o excedente que é apropriado pelo detentor dos meios de produção. A forma que a questão retrata a mais-valia está errada. Os itens dois e três também não apresentam erros, podem ser considerados incompletos, mas não estão errados.