SóProvas


ID
2194177
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia

Oficialmente extinta do currículo do Ensino Médio nos anos 1940, a Sociologia voltou a marcar presença em um outro estado, de modo intermitente, na década de 1980. Na década seguinte, várias organizações e universidades começaram a desenvolver um movimento em defesa da obrigatoriedade do ensino da Sociologia no nível médio que culminou com a aprovação da Lei 11.684, de 2 de junho de 2008, alterando a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e colocando a Sociologia, novamente, como obrigatória no currículo do Ensino Médio brasileiro. Sobre a Sociologia no Ensino Médio, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • b) ERRADA: A Reforma Capanema, de 1942, marca o fim da obrigatoriedade do ensino de Sociologia na escola secundária (que durou, repita-se, de 1925 a 1942). A Reforma reorganizou a educação brasileira, em especial redefinindo o ensino secundário, agora dividido em dois segmentos, ginasial (4 anos) e colegial (3 anos), sendo que este se apresentava em dois formatos opcionais para os alunos: clássico e científico, ambos concebidos como preparatórios para o ensino superior; o primeiro mais voltado para as humanidades e o segundo, para as carreiras superiores técnico-científicas.Desse jeito, a Sociologia tornou-se uma disciplina opcional entre mais de uma centena, mantendo-se excluída de fato do currículo. Acredito que o erro da alternativa esteja na segunda parte da afirmativa: "A disciplina foi mantida somente no Curso Normal como Sociologia Geral e Sociologia da Educação."

     

    c) ERRADA: a Reforma Benjamim Constant, que entre outras coisas tornava obrigatório o ensino da disciplina, nem chegou a vingar devido a desentendimentos entre o autor e o marechal-presidente (Deodoro da Fonseca), morrendo o ministro (Benjamim Constant) pouco depois de se iniciar o governo constitucional do qual nem fez parte. 

     

    d) CORRETA: com o Golpe de 1964, a Sociologia foi retirada dos currículos da escola secundária, acrescentando que ia junto com a Filosofia, substituídas por Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira (Carvalho, 2004)

     

    e) ERRADA:1931, ano da Reforma Francisco Campos (Decreto n. 19.890, de 18 de abril de 1931), na sequência da vitória da Revolução de 1930 e criação do Ministério da Educação e Saúde Pública. No entanto, o que fica anotado nas várias cronologias é apenas que tal reforma manteve a Sociologia como disciplina obrigatória. 

     

    Fonte:Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade-Amaury Moraes