SóProvas


ID
2194237
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

No controle neuroendócrino da espermatogênese, o eixo hipotálamo-hipófise-gônadas desempenha importante função. Analise as afirmativas abaixo:

I- O GnRH estimula diretamente as células de Sertoli a secretarem testosterona.
II- FSH regula a espermatogênese nos túbulos seminíferos.
III- O LH estimula as células de Leydig dos testículos a secretarem testosterona.
IV- O LH atua nas células de Sertoli nos túbulos seminíferos, estimulando a secreção de substâncias espermogênicas.
V- Para iniciar a espermatogênese, tanto o FSH quanto a testosterona são necessários, apesar de apenas a presença da testosterona ser suficiente para manter a espermatogênese.

Estão corretas somente as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • As células de Sertoli são elementos essenciais para a realização das funções testiculares. Dentre as funções das células de Sertoli, está auxiliar na troca de nutrientes e metabólitos dos espermatócitos, espermátides e espermatozoides. A barreira formada pelas células de Sertoli também protege os espermatozoides em desenvolvimento de ataque imunológico. Outra função desempenhada pelas células em questão é a fagocitose (destruição) de excessos de fragmentos de citoplasmas liberados durante a espermiogênese. Também secretam continuamente nos túbulos seminíferos um fluído que é transportado na direção dos ductos genitais e é usado para transporte de espermatozoides. A secreção de uma proteína ligante de andrógeno pelas células de Sertoli é controlada por hormônio folículo-estimulante (FSH) e testosterona e serve para concentrar testosterona nos túbulos seminíferos, onde ela é necessária para a espermatogênese. O FSH regula a espermatogênese nos túbulos seminíferos. Para iniciar a espermatogênese, tanto o FSH quanto a testosterona são necessários, apesar de apenas a presença da testosterona ser suficiente para manter a espermatogênese. Células de Sertoli podem converter testosterona em estradiol e também secretam inibina, que suprime a síntese e a liberação de FSH pela hipófise.

    As células de Leydig liberam uma classe de hormônios androgênios (testosterona, androstenediona e DHEA), quando são estimuladas pelo LH. O FSH juntamente com a testosterona, atua nas células dos túbulos seminíferos, estimulando a espermatogênese. O LH estimula as células de Leydig dos testículos a secretarem testosterona.

    A correção dos erros da I e IV estão sublinhados nos textos acima. Não é o GnRH (gonadotrofina) que estimula diretamente as células de Sertoli a secretarem testosterona e nem o LH (luteinizante) que estimula a secreção de substâncias espermatogênicas, pois quem participa desses processos é o hormônio folículo-estimulante (FSH). 

    hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH) é um hormônio polipeptídico sintetizado pelo hipotálamo, que age sobre a hipófise e leva à liberação dos hormônios LH e FSH, respectivamente.

    Resposta correta: Letra C - II, III e V.

    Bom estudo!