Não pode ser separada em parágrafos – veja que parágrafos está no plural, pois o primeiro espaço do parágrafo pode existir ou não – nem conter rasuras. Se o documento for feito no computador, deve ser corrigido antes de imprimir, já se o documento for escrito à mão no Livro Ata, os erros que porventura existam devem assim ser corrigidos:
a) se o erro for constatado exatamente depois de escrito, deve-se corrigir com a expressão digo entre vírgulas com a escrita correta em seguida;
b) se o erro for constatado após algumas linhas, antes do fecho, deve-se corrigir com a expressão em tempo, onde se lê... , leia-se... identificando até a linha da ocorrência do erro;
c) se o erro for constatado após a feitura da ata ou após várias atas, deve-se construir uma Ata Retificadora ou corrigir-se o erro na ata seguinte.
Resumindo:
>>> Ata é o registro utilizado para formalizar assuntos discutidos e eventuais decisões tomadas em uma reunião, assembleia, congresso ou convenção.
>>> Deve ser escrita sem parágrafos, sem abreviaturas, com números grafados por extenso, sem rasuras nem emendas, sem uso de corretivo, com verbo no pretérito perfeito do indicativo, pois vai se falar de algo que já aconteceu. Ou seja, depois aprovada por todos, não pode modificar a ata.
>>> Em caso de erro, utilizar o termo “digo”, seguido da informação correta a ser registrada. No caso de omissão de informação ou de erros constatados após a redação, usa-se a expressão “em tempo” ao final da ata, com o registro das informações corretas.
>>> Na ata deve constar o dia, o mês e o ano (ou seja, localizadores temporais), local da reunião (ou seja, localizador espacial), pessoas presentes, ordem do dia, conclusão e abreviações finais.
>>> A ata será assinada e/ou rubricada por todos os presentes à reunião ou apenas pelo presidente e relator, dependendo das exigências regimentais do órgão.