a) No projeto do escoramento, podem ser consideradas a deformação e a flambagem dos materiais e as vibrações a que o escoramento estará sujeito.
b) Os planos de desforma e escoramentos remanescentes devem levar em conta os materiais utilizados associados ao ritmo de construção, tendo em vista o carregamento decorrente e a capacidade suporte das lajes anteriores, quando for o caso. Correta!
c) Durante a remoção das formas, a estrutura concretada pode sofrer impactos ou sobrecargas e, portanto, medidas para preveni-los é necessária.
d) No caso de uso de escoramento metálico, é necessário seguir as instruções do fornecedor...
e) Pressupõe-se que o piso e(ou) o solo que suportam o escoramento não são suficientes resistentes e, portanto, devem sofrer recalques significativos com a colocação das escoras. Assim, medidas para correção de irregularidades e melhor distribuição de cargas deve ser tomada.
ÍNTEGRA DA NBR 14931/2004:
ALTERNATIVA A
O escoramento deve ser projetado de modo a não sofrer, sob a ação de seu próprio peso, do peso da estrutura e das cargas acidentais que possam atuar durante a execução da estrutura de concreto,deformações prejudiciais ao formato da estrutura ou que possam causar esforços não previstos no concreto.
No projeto do escoramento devem ser consideradas a DEFORMAÇÃO e a FLAMBAGEM DOS MATERIAIS e as VIBRAÇÕES a que o escoramento estará sujeito.
ALTERNATIVAS B e D
No caso do emprego de escoramento metálico, DEVEM SER SEGUIDAS AS INSTRUÇÕES do fornecedor responsável pelo sistema.
Os planos de desforma e escoramentos remanescentes devem levar em conta os materiais utilizados associados ao ritmo de construção, tendo em vista o carregamento decorrente e a capacidade suporte das lajes anteriores, quando for o caso.
A COLOCAÇÃO DE NOVAS ESCORAS em posições preestabelecidas E a RETIRADA dos elementos de um primeiro plano de escoramento PODEM REDUZIR os EFEITOS DO CARREGAMENTO INICIAL efeitos do carregamento inicial, do carregamento subsequente E EVITAR DEFORMAÇÕES EXCESSIVAS.
ALTERNATIVAS C e E
Quando de sua construção, o escoramento deve ser apoiado sobre cunhas, caixas de areia ou outros dispositivos apropriados a facilitar a remoção das fôrmas, de maneira a NÃO SUBMETER A ESTRUTURA A IMPACTOS, sobrecargas ou outros danos.
Devem ser tomadas as precauções necessárias para evitar recalques prejudiciais provocados no solo ou na parte da estrutura que suporta o escoramento, pelas cargas por este transmitidas, prevendo-se o uso de lastro, piso de concreto ou pranchões para correção de irregularidades e melhor distribuição de cargas, assim como cunhas para ajuste de níveis.
@ocivilengenheiro