SóProvas


ID
2195548
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Texto para responder à questão.

      Os procedimentos para a execução de estruturas de concreto armado é regulada pela norma técnica ABNT NBR 14931:2004. Todas as etapas referentes ao processo de execução desse tipo de estrutura, bem como requisitos de projeto, de documentação e de qualidade dos materiais da estrutura são especificados em norma e devem ser seguidos para garantir que a obra seja realizada com as condições apropriadas.

      É importante destacar que as estruturas de concreto armado moldadas in loco exigem a execução de um sistema apropriado de formas no próprio canteiro de obras. Há requisitos que devem ser observados conquanto ao escoramento da estrutura concretada e às próprias formas. 

De acordo com a ABNT NBR 14931:2004, a execução das estruturas de concreto deve ser a mais cuidadosa, a fim de que as dimensões, a forma e a posição das peças e as dimensões e posição da armadura obedeçam às indicações do projeto com a maior precisão possível. Assim, há tolerâncias mínimas estabelecidas na norma para os elementos estruturais moldados in loco. Para estruturas do tipo pilar, uma das medidas realizadas é a posição dos eixos de cada pilar em relação ao projeto. Com base nessas informações, o valor dessa tolerância é

Alternativas
Comentários
  • NBR 14931

    9.2.4 Tolerâncias

    Para fins de liberação dos gastalhos de pilares de um pavimento, a tolerância para posição dos eixos de cada 
    pilar em relação ao projeto é de ± 5 mm

  • Tolerâncias:

    - Pilares (posição de eixo): ± 5 mm

    -Desaprumo e desalinhamento: l/500 ou ± 5 mm  (o maior)

    - Nivelamento de fôrmas: ± 5 mm < tolerância < l/1000 < 10mm

    - Nivelamento de pavimento: ± 5 mm < tolerância < l/400 < 40mm

  • ÍNTEGRA DA NBR 14931/2004:

    9.2.4 TOLERÂNCIAS

    Para fins de liberação dos gastalhos de pilares de um pavimento, a TOLERÂNCIA PARA POSIÇÃO DOS EIXOS DE CADA PILAR É DE ± 5 mm.