SóProvas


ID
2196343
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a vacina adsorvida difteria e tétano adulto – dT (dupla adulto), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    vacina adsorvida difteria e tétano - dT

     

    a) Errada.

    O intervalo entre as doses é de 60  dias e no mínimo de 30  dias.

     

    b) Errada.

     

    D.T.COQ/D.T.P. é uma vacina indicada para a imunização de rotina, em crianças de 2 meses a 7 anos de idade, contra difteria, tétano e coqueluche.

     

    vacina (dT) adulto 

    É indicada a partir dos 7 anos de idade, inclusive para adolescentes e adultos conforme calendários específicos, com o objetivo de prevenir o tétano e a difteria.

    A vacinação de mulheres em idade fértil (12 a 49 anos) e gestantes visa, principalmente, a prevenção do tétano neonatal.

     

    c) Errada.

    Para os não vacinados, iniciar esquema com 3 doses.

    Nos comunicantes com esquema incompleto de vacinação, este deve ser completado.

    Nos comunicantes vacinados que receberam a última dose há mais de 5 anos, deve-se antecipar o reforço.

     

    d) Correta.

    Os vacinados anteriormente com 3  doses das vacinas DTP, DT ou dT, administrar reforço, 10 anos após a data da última dose.

     

    e) Errada.

    Em caso de gravidez e ferimentos graves antecipar a dose de reforço sendo a última dose administrada a mais de cinco (5) anos.

     

     

  • A vacina antitetânica dT é indicada para usuários maiores de 7 anos de idade que apresentem esquema vacinal incompleto ou não vacinados. Para usuários com esquema incompleto a indicação é completar o esquema com o número de doses faltosas, não reiniciando o esquema vacinal. O intervalo de administração entre as doses é de 60 dias, com intervalo mínimo de 30 dias. Caso o usuário não possua comprovação vacinal, será realizado o esquema completo de vacinação antitetânica, composto por 3 doses administradas conforme os intervalos descritos acima. O usuário também deve ser orientado sobre a necessidade do reforço vacinal a cada 10 anos, sendo sinalizada em seu cartão vacinal a data prevista para o reforço (1). Para as gestantes com esquema vacinal completo, o reforço vacinal deve ocorrer caso a última dose da vacina antitetânica tenha ocorrido há mais de 5 anos. O reforço vacinal deve ser feito com a administração de uma dose da dTpa (vacina Tríplice Bacteriana Acelular do Adulto) entre a 27ª e 36ª semana de gestação (2).

    https://aps.bvs.br/aps/como-deve-ser-realizada-a-vacinacao-antitetanica-dt-nos-usuarios-que-possuem-esquema-incompleto/