SóProvas


ID
2196454
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A investigação de surtos tem o objetivo de evitar o surgimento de novos casos, conhecendo os mecanismos que levaram a eles, bloqueando-os e desta forma controlar a epidemia. Considerando os surtos e sua investigação, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. No caso das infecções relacionadas à assistência à Saúde (IRAS), estas já estão presentes nos hospitais e quando o número de casos excede o esperado na curva endêmica, ou ocorrem casos de um novo agente etiológico, pode-se estar diante de um surto hospitalar.

II. Os surtos de fonte comum são aqueles que surgem lentamente e a transmissão do agente deve ser interpessoal ou por meio de fômites. Geralmente o agente etiológico multiplica-se no hospedeiro antes de infectar outra pessoa. Exemplo: Dieta parenteral contaminada.

III. Espera-se 1 (um) surto para cada 1.000 (um mil) admissões, o que pode ser uma orientação quanto à subnotificação.

IV. A implantação de medidas de controle devem ser imediatas ao reconhecimento do surto. Uma das medidas gerais a ser adotada é a intensificação da higienização das mãos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

    De acordo com Módulo de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades (MOPECE) Investigação epidemiológica de campo: aplicação ao estudo de surtos.OMS e Livro 07 Vigilância em Saúde Pública.

     

     

    Item I- Correto.

     

     

    Item II- Errado.

     

    Epidemias de fonte comum: o surto é de origem comum quando várias pessoas são expostas simultaneamente à mesma fonte de infecção. Em tal situação, a relativa uniformidade do período de exposição leva a um agrupamento dos casos no tempo. Distinguem-se dois tipos de fonte comum: pontual e contínua.

     

    • Na epidemia de fonte comum pontual, ou epidemia explosiva, a exposição simultânea à fonte comum ocorre durante um período normalmente breve, como, por exemplo, a exposição a um alimento contaminado servido num evento social.

     

    • No surto de fonte comum contínua, a duração da exposição à fonte comum se prolonga e pode, até mesmo, ser intermitente, tal como a exposição a contaminantes fecais nas redes de abastecimento de água.

     

    Epidemias propagadas: Também chamadas epidemias lentas ou por dissemina- ção; são aquelas nas quais ocorre transmissão de pessoa a pessoa.

     

     

     

    Item III- Errado.

     

    Surto: é o aumento pouco comum no número de casos relacionados epidemiologicamente, de aparecimento súbito e disseminação localizada num espaço específico.

     

    A subnotificação geralmente decorre do fato de a maioria dos sistemas de vigilância serem passivos. É freqüente nesses casos a subnotificação atingir níveis superiores a 50% ou 70% dos casos, determinando o retardo ou mesmo ausência de ações de controle.

     

    A subnotificação está freqüentemente relacionada a:

     

    falta de conhecimento, por parte dos profissionais da saúde, da importância e dos procedimentos necessários para a notificação;
     

    desconhecimento da lista de doenças submetidas à vigilância;
     

    ausência de adesão à notificação, pelo tempo consumido no preenchimento da ficha e pela ausência do retorno da informação analisada com as recomendações técnicas pertinentes;
     

    preocupação dos profissionais da saúde com referência à quebra da confidencialidade das informações;
     

    falta de percepção, pelos profissionais, da relevância em saúde pública das doenças submetidas à vigilância.

     

     

     

    Item IV- Correto.