SóProvas


ID
2196466
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A infecção do trato urinário (ITU) relacionada à assistência à saúde (ITU-RAS), no adulto, é definida como: 1-qualquer infecção ITU relacionada a procedimento urológico; e 2- ITU não relacionada a procedimento urológico diagnosticada após a admissão em serviço de saúde e para a qual não são observadas quaisquer evidências clínicas e não está em seu período de incubação no momento da admissão. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) A ITU relacionada a procedimento urológico, mais frequentemente é o cateterismo vesical.

( ) A urina coletada em paciente já cateterizado deve ser aspirada assepticamente do local próprio no circuito coletor e a cultura processada de forma quantitativa. Não há indicação de troca do cateter para obter urina para cultura.

( ) A cultura de ponta de cateter urinário é um teste laboratorial aceitável para o diagnóstico de ITU.

( ) ITU-RAS sintomática é definida pela presença de ao menos um dos seguintes critérios: Paciente está ou esteve com um cateter vesical (CV) em até 7 dias antes da urinocultura, apresenta urinocultura positiva com ≥105 UFC/mL de até duas espécies microbianas, com ou sem presença de sintomas como: febre (>38ºC), urgência, frequência, disúria, dor suprapúbica ou lombar

Alternativas
Comentários
  • VERDSDEIRA A ITU relacionada a procedimento urológico, mais frequentemente é o cateterismo vesical.

     

    VERDADEIRA A urina coletada em paciente já cateterizado deve ser aspirada assepticamente do local próprio no circuito coletor e a cultura processada de forma quantitativa. Não há indicação de troca do cateter para obter urina para cultura.

     

    FALSA A cultura de ponta de cateter urinário é um teste laboratorial aceitável para o diagnóstico de ITU. Não é um teste laboratorial aceitável

     

    FALSA ITU-RAS sintomática é definida pela presença de ao menos um dos seguintes critérios: Paciente está ou esteve com um cateter vesical (CV) em até 7 dias antes da urinocultura, apresenta urinocultura positiva com ≥105 UFC/mL de até duas espécies microbianas, com ou sem presença de sintomas como: febre (>38ºC), urgência, frequência, disúria, dor suprapúbica ou lombar.  Características da ITU – RAS NãO ASSOCIADA A CATETER VESICAL DE DEMORA (ITU – NAC)

     

    Fonte: Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Critérios Diagnósticos de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2017

  •  

    Critérios Diagnósticos de Infecção do Trato Urinário Relacionada à Assistência à Saude (ITU-RAS)

     

     ITU – RAS

    Deve preencher UM  dos seguintes critérios: ∙Qualquer infecção do trato urinário relacionada a procedimento urológico;

    . ITU não relacionada a procedimento urológico, diagnosticada durante ou a partir de 2 (dois) dias após a admissão em serviço de saúde e para a qual não são observadas quaisquer evidências clínicas E  não estava em seu período de incubação no momento da admissão.

     

     ITU-RAS ASSOCIADA A CATETER VESICAL DE DEMORA (ITU- AC)

    Paciente com ITU-RAS e que apresenta os seguintes critérios: ∙ Apresenta pelo menos  UM dos seguintes sinais e sintomas*1, sem outras causas reconhecidas:

    ∙∙ Febre (Temperatura: >38.C);

    ∙∙ Dor suprapúbica ou lombar.

    ∙ ∙ E possui cultura de urina positiva*1 com até duas espécies microbianas*2 com ≥ 105 UFC/mL. No caso de Candida spp, considerar qualquer crescimento.

     

     ITU – RAS NãO ASSOCIADA A CATETER VESICAL DE DEMORA (ITU – NAC)

     Paciente com ITU-RAS e que preencha os seguintes critérios: ∙∙ O paciente tem pelo menos  UM dos seguintes sinais ou sintomas, sem outras causas reconhecidas:

    ∙∙ Febre (Temperatura: >38.C);

    ∙∙ Urgência urinária;

    ∙∙ Aumento da frequência urinária;

    ∙∙ Disúria;

    ∙∙ Dor suprapúbica ou lombar;

    ∙∙ Em crianças com mais de um ano, considerar o aparecimento de incontinêcia urinária naquelas que já tinham controle esfincteriano.

    ∙∙ Cultura de urina positiva com até duas espécies microbianas com ≥ 105 UFC/mL. No caso de Candida spp, considerar qualquer crescimento.

     

    Fonte: Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Critérios Diagnósticos de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2017

  • HA INDICAÇÃO DE TROCA DE CATETER PARA COLETA DE URINA PARA CULTURA