SóProvas


ID
2196571
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando que a pressão venosa central (PVC) é muito utilizada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.
I. A PVC consiste na pressão de enchimento do lado esquerdo do coração, ou na pré-carga do ventrículo esquerdo, e reflete a pressão diastólica final do ventrículo esquerdo na ausência de lesão valvar tricúspide.
II. A PVC deve ser mensurada nos casos de hipotensão sem resposta ao tratamento clínico, hipovolemia e necessidade de drogas inotrópicas.
III. A PVC é um parâmetro que indica a função cardíaca esquerda na ausência de disfunção cardiopulmonar, o tônus vascular do paciente e sua resposta ao tratamento e o estado de hidratação.
IV. A PVC é monitorizada continuamente por meio de um cateter venoso central inserido comumente pela veia subclávia, jugular interna ou jugular externa, que desemboca na veia cava superior, sendo conectado a um sistema transdutor de pressão.

Alternativas
Comentários
  •  

    "ventrículo esquerdo na ausência de lesão valvar tricúspide.'" VALULA TRICUSPIDE PERTENCE AO VENTRÍCULO DIREITO

    A PVC corresponde a pressão atrial direita e reflete a pressão diastólica final do ventrículo direito quando a válvula tricúspide está aberta. É uma indicação do estado da hidratação e da função cardíaca direita.

     

     

  • A mensuração da Pressão Venosa Central (PVC) é um método acurado da estimação da pressão de enchimento do ventrículo direito, de grande relevância na interpretação de sua função. Portanto a Primeira afirmativa é falsa.

    As indicações principais para mensuração da PVC são: choque de qualquer etiologia, desconforto respiratório grave, insuficiência renal aguda, sepse grave, cirurgia cardíaca, cirurgia torácica, transplante cardíaco, hepático e renal e outras cirurgias de grande porte, síndrome nefrótica, desidratação grave, insuficiência hepática, grande queimado e hipotensão sem resposta ao tratamento clínico. Ou seja, a segunda afirmativa é verdadeira.

    PVC é o termo usado para descrever a pressão exercida em veia cava superior e inferior durante o retorno venoso na circulação sistêmica e deve ser mensurada quando houver dúvida sobre o estado volêmico de tal forma que a correção interfira na terapêutica do paciente. Portanto, é um parâmetro que indica a função cardíaca esquerda na ausência de disfunção cardiopulmonar, o tônus vascular do paciente e sua resposta ao tratamento e o estado de hidratação.

    Para a mensuração da PVC, é necessário o posicionamento de um cateter em veia central (veia cava superior), comumente utilizando-se de punção percutânea de veia subclávia ou veia jugular interna. É checado radiologicamente para certificar-se que o cateter esteja bem posicionado e não esteja dentro do átrio direito. Pode-se utilizar para a mensuração da PVC, um manômetro de água graduado em cm ou um transdutor eletrônico calibrado em mmHg. Espera-se que haja oscilação da coluna d'água ou do gráfico no monitor, acompanhando os movimentos respiratórios do paciente. A PVC não é monitorada de forma contínua.

    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

    Cintra EA, Nishide VM, Nune WA. Cuidado de Enfermagem ao Paciente Gravemente Enfermo. Ed Atheneu. 2º edição, 2001.

  • Letra E menciona jugular externa, que aberração

  • Não se realiza a punção da jugular externa. Como mencionado na alternativa c.

  • Prezados colegas, segue um breve complemento.

     

    PRESSÃO VENOSA CENTRAL (PVC)

     

    Conceito:  

     

    Pressão venosa central (PVC) é a medida da pressão existente nas grandes veias de retorno ao átrio direito do coração (veia cava superior)e representa a medida de capacidade relativa que o coração tem em bombear o sangue venoso. A PVC fornece informações referentes ao volume sanguíneo que chega ao coração, ao tônus vascular e as condições do coração (capacidade de bombear o sangue).

    A PVC é uma medida hemodinâmica frequente na UTI. É determinada pela interação entre o volume intravascular, função do ventrículo direito, tônus vasomotor e pressão intratorácica.

    A pressão venosa central foi introduzida na prática médica na década de 60. (Machado, Moura e Figueiredo 2003).

    Cintra (2003) reforça que o principal propósito de mensurar a PVC é estimar a pressão diastólica final do ventrículo direito. Em pacientes com reserva cardíaca e resistência vascular pulmonar normal, a PVC pode orientar o manuseio hemodinâmico global.

    A PVC é obtida através de um cateter locado na veia cava superior, o cateter central com uma ou duas vias; para mensurar a PVC o mais indicado é o cateter de duas vias (duplo lúmen). A pressão é medida em centímetros de água e á mensuração da PVC é realizada através de uma coluna de água ligada a um transdutor de pressão ou manualmente a uma régua.

     

    Indicações

     

    ·         Choque

    ·         Lesão pulmonar ou SDRA

    ·          Insuficiência renal aguda

    ·         Sepse grave

    ·         Paciente com alto risco cirúrgico

    ·         Cirurgia de grande porte

     

    Contraindicações:

     

    ·          Obstrução de veia cava superior

    ·          Trombose venosa profunda em membros superiores

    ·         Infecção, queimadura ou limitação anatômica no local de acesso

     

    Vias  de Acessos em ordem de preferência:

     

    ·         Jugular interna direita

    ·          Jugular interna esquerda

    ·         Subclávia esquerda

    ·         Subclávia direita

    ·         Femoral direita ou esquerda

    ·          PICC

     

    http://enfermagem-a-arte-de-cuidar.blogspot.com/2015/08/pressao-venosa-centralpvc.html